Como saber se vale a pena abrir uma franquia? Veja as vantagens e desvantagens
Na busca por um negócio de sucesso, cedo ou tarde qualquer empreendedor se pergunta se abrir franquia vale a pena.
Não é à toa, visto que o franchising apresenta um forte crescimento no Brasil, praticamente inabalado pelas crises no país nos últimos anos.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$43,38 milhões no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2021.
Nesta página, o Portal Solar mostra todos os pontos positivos e negativos das franquias para você decidir se vale a pena ou não ser um franqueado. Confira!
Como funciona o sistema de franquia?
De forma simples, franquia é uma estratégia empresarial para a distribuição e comercialização de produtos ou serviços em que uma empresa (o franqueador) concede a terceiros (os franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente mediante ao pagamento de taxas, com contrato firmado que traz deveres e direitos para ambas as partes.
O franqueador é responsável por entregar todo o know-how do seu negócio, incluindo os processos padronizados, treinamentos e suporte para que o franqueado possa reproduzir corretamente o modelo da empresa e obter resultados. Já ao franqueado cabe seguir as orientações e processos da marca, além de pagar as taxas de remuneração ao franqueador.
A comercialização e operação do franchising deve ser feita em conformidade com a Lei de Franquias, que lista todas as normas importantes entre franqueador e franqueado, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que traz todas as informações sobre o modelo de negócio da franqueadora.
Veja também: Franquia é um bom investimento? | franquia energia solar preço
É vantajoso abrir uma franquia? Os prós
Existem diversas vantagens que fazem valer a pena abrir uma franquia, entre elas:
Setor em crescimento
O setor de franquias está em forte expansão no Brasil, sendo um dos que mais crescem no país atualmente.
Mesmo em situações de crise, nas quais os investimentos acabam se retraindo, o ramo das franquias continua se mostrando lucrativo e uma alternativa segura de investimento para empreendedores.
Em 2021, por exemplo, o faturamento total das franquias no Brasil foi de expressivos R$ 185 bilhões – um aumento de 10,7% em relação ao acumulado de 2020.
Força da marca
Quando você adquire uma franquia, inicia seu negócio com uma marca já conhecida e relevante no mercado.
Essa é uma das principais razões para abrir uma franquia e um ótimo ponto de partida, já que a consolidação de uma nova marca é algo que demanda bastante tempo, estudo e habilidade do empreendedor.
A inauguração de uma nova franquia em uma cidade geralmente é algo comemorado pelas pessoas antes mesmo de sua abertura, uma vez que, mesmo os que não conhecem o negócio, provavelmente, já assistiram aos comerciais ou tiveram acesso a informações sobre a marca.
Além da força da marca, com a franquia você garante toda a experiência de mercado da franqueadora e o seu trabalho constante na melhoria e expansão da rede.
Menores riscos
Pesquisas afirmam que mais de 50% das empresas fecham as portas antes do primeiro ano por falta de lucro.
Um investimento é sempre um risco, não é possível saber como vai ser a receptividade do mercado com sua empresa antes de colocá-la em funcionamento, porém, quando tratamos de franquias, esse risco é muito menor.
Uma marca conhecida com um plano de negócio já testado em diversas regiões e cenários faz com que a sua empresa tenha muito mais chances de sucesso.
Relacionamento bancário facilitado
Os bancos confiam muito mais em franqueados. Uma empresa com a marca já conhecida, com suporte integral de uma matriz bem-sucedida e com poucas chances de fechar as portas, tem muitas vantagens quando necessita de um financiamento ou crédito bancário.
Alguns bancos públicos e privados já possuem linhas de crédito especialmente voltadas para franquias. Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) disponibiliza recursos para auxiliar no pagamento da taxa de franquia para os interessados no investimento.
Previsão do retorno financeiro
Essa é uma grande vantagem das franquias em relação a novos modelos de negócio, os quais possuem muito menos dados para uma análise criteriosa e estimativa acurada do retorno financeiro.
No caso das franquias, o modelo de negócio já está estruturado e validado por meio de várias unidades abertas, em diferentes regiões, que utilizam a mesma marca, operam da mesma forma e atraem o mesmo público, ou seja, a previsão é infinitamente mais precisa.
O tempo de retorno do investimento em franquias costuma ser de 18 a 36 meses. No caso do Portal Solar, que oferece uma franquia de baixo investimento, o prazo estimado do retorno é de 6 a 9 vezes.
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Análise do mercado
Antes mesmo da rede franqueadora abrir a venda de franquias, já foi realizada uma análise detalhada do mercado para testar a viabilidade do negócio e todos os cenários possíveis.
Analisar o mercado, os hábitos de consumo do público, determinar o público-alvo, conhecer as regiões do país e o perfil das cidades exige estudos e algumas tentativas.
Ser parte de uma marca que já foi testada e receber suporte de uma empresa que está constantemente estudando o mercado e como ele interage com o negócio é uma vantagem competitiva muito grande.
É muito difícil um empresário conseguir calcular todas as variáveis que podem interferir no seu negócio e ainda acompanhar as tendências e mudanças. Então, ter à disposição profissionais especializados nesse setor pode ser determinante para evitar falhas e obter sucesso.
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Melhores fornecedores
Outra razão para investir em uma franquia é que com ela você terá acesso aos melhores fornecedores possíveis para os produtos que irá comercializar.
Isso porque as franqueadoras estão sempre de olho no mercado, pesquisando empresas de qualidade para serem fornecedores homologados da rede e negociando grandes volumes para garantir melhores preços e condições aos seus parceiros.
Afinal, é de interesse da própria marca que suas unidades tenham os melhores produtos com o menor custo.
Em alguns casos, como na franquia do Portal Solar, a própria franqueadora fica responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o que facilita ainda mais a operação da unidade e reduz custos para o franqueado, que não precisa se preocupar em montar estoque.
Marketing certeiro
Assim como todo o plano de negócios, o marketing da franqueadora também já foi testado e teve sua eficácia comprovada pela sua rede inteira de unidades.
Com uma franquia, suas estratégias de marketing vão muito além do que você teria estrutura para prover sem um investimento muito grande, já que a rede conta com profissionais dedicados a essa área, que realizam uma boa análise de alcance, público e eficácia de formas diversas de marketing.
Além disso, o melhor marketing é sempre um bom trabalho realizado, e fazendo parte de uma rede de franquias você não precisa contar apenas com as operações bem-sucedidas da sua unidade, mas, sim, com todo o histórico de sucesso da marca e suas unidades.
Treinamentos
A rede franqueadora oferece treinamentos iniciais e de reciclagem sobre a área de atuação e sobre o modelo de operação da marca, tanto para os franqueados como para os demais funcionários da unidade.
Ao assumir uma franquia, você nunca vai ficar desatualizado do mercado ou da sua área, a evolução é constante, o suporte é presente, e a segurança de estar conduzindo um bom trabalho também.
Suporte da marca
O suporte oferecido pela marca é uma das principais vantagens de se tornar um franqueado. Você vai poder contar com a experiência do time da empresa durante a gestão ou solução de problemas na sua unidade.
Afinal, é importante para a franqueadora que toda a sua rede exerça um trabalho de qualidade, até porque feedbacks negativos das franquias não são bons para a reputação da marca.
A sua franqueadora vai se manter próxima ao seu negócio e oferecer assistência para que a unidade cresça e mantenha sempre o padrão de qualidade esperado.
Veja também => Por que investir em uma franquia?
Por que não abrir uma franquia? Os contras
Por outro lado, existem algumas demandas em abrir uma franquia que podem não valer a pena para alguns empreendedores. As principais delas são:
Tudo padronizado
Essa é uma desvantagem das franquias para os empreendedores criativos que gostam de inovar e testar métodos e abordagens para o seu negócio.
A franquia é padronizada, e faz parte das responsabilidades do franqueado seguir as normas da franqueadora em relação ao negócio, o que é uma vantagem por garantir um modelo sólido e de resultado, mas que pode também se tornar uma limitação.
Falta de liberdade
Uma franquia faz parte da marca e reputação de toda a rede, por isso será acompanhada de perto pela franqueadora para que opere de acordo com os padrões e tenha sucesso. Às vezes, isso pode gerar inconvenientes para os franqueados que prezam a independência.
É importante que o franqueado tenha consciência de que a relação com a franqueadora é de interdependência, a rede e suas unidades compartilham o sucesso da marca e do método da marca, tornando necessário que haja verificação constante.
Taxas
Pode ser um problema para alguns franqueados o compromisso com as taxas da franqueadora.
Os royalties e a taxa de marketing cobrados no franchising garantem o suporte serviço para a sua unidade, mas não deixam de ser uma despesa recorrente da empresa.
Veja também => Como abrir uma franquia?
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