Por que investir em uma franquia? Todas as vantagens e desvantagens
Todo empreendedor já cogitou ou considera investir em uma franquia. De fato, é difícil não pensar em ser dono de uma ao ver essas unidades lotadas e com anúncios em grandes veículos de comunicação.
Este conteúdo vai esclarecer para você porque abrir uma franquia pode ser um bom investimento e quais os problemas podem ser enfrentados nesse modelo de negócio.
Siga a leitura para descobrir as vantagens e desvantagens de uma franquia e se esse é o negócio certo para você.
O que significa ser um franqueado?
Um franqueado é qualquer tipo de investidor, empresário ou empreendedor que, mediante o pagamento de determinado valor, fecha acordo com uma rede franqueadora para abrir e administrar a sua própria unidade do modelo de negócio, tendo direito ao uso da marca, infraestrutura, tecnologias e todo o know-how da empresa.
Ao investir na franquia, o franqueado passa a ter uma relação próxima com a franqueadora e se torna o responsável por aquela sua unidade, a qual deverá gerir de acordo com as regras e orientações da marca que visam replicar com sucesso o modelo de negócio da empresa e garantir resultados rápidos.
Ao mesmo tempo, o franqueado trabalha em cima de um modelo de negócio sólido e recebe suporte e treinamento constantes para administrar seu negócio da melhor forma possível.
Por isso que as franquias têm muito menos chances de fechar as portas em relação a outros modelos de empresa e faturam bilhões a cada ano no Brasil.
Quais as vantagens para quem investe em uma franquia?
Veja a seguir 10 vantagens que te mostram por que abrir uma franquia!
#1 Setor em crescimento
O setor de franquias está em forte expansão no Brasil, sendo um dos que mais crescem no país atualmente.
Mesmo em situações de crise, nas quais os investimentos acabam se retraindo, o ramo de franquias continua se mostrando lucrativo e uma alternativa segura de investimento para empreendedores.
Leia mais: Quanto custa uma franquia?
A comprovação disso está nos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostram que, em 2021, o faturamento total das franquias no Brasil foi de expressivos R$ 185 bilhões – um aumento de 10,7% em relação ao acumulado de 2020.
#2 Força da marca
Quando você adquire uma franquia, inicia seu negócio com uma marca já conhecida e relevante no mercado.
Essa é uma das principais razões para abrir uma franquia e um ótimo ponto de partida, já que a consolidação de uma nova marca é algo que demanda bastante tempo, estudo e habilidade do empreendedor.
A inauguração de uma nova franquia em uma cidade geralmente é algo comemorado pelas pessoas antes mesmo de sua abertura, uma vez que, mesmo os que não conhecem o negócio, provavelmente, já assistiram aos comerciais ou tiveram acesso a informações sobre a marca.
Além da força da marca, com a franquia você garante toda a experiência de mercado da franqueadora e o seu trabalho constante na melhoria e expansão da rede.
#3 Menores riscos
Pesquisas afirmam que mais de 50% das empresas fecham as portas antes do primeiro ano por falta de lucro.
Um investimento é sempre um risco, não é possível saber como vai ser a receptividade do mercado com sua empresa antes de colocá-la em funcionamento, porém, quando tratamos de franquias, esse risco é muito menor.
Uma marca conhecida com um plano de negócio já testado em diversas regiões e cenários faz com que a sua empresa tenha muito mais chances de sucesso.
#4 Relacionamento bancário facilitado
Os bancos confiam muito mais em franqueados. Uma empresa com a marca já conhecida, com suporte integral de uma matriz bem-sucedida e com poucas chances de fechar as portas, tem muitas vantagens quando necessita de um financiamento ou crédito bancário.
Alguns bancos públicos e privados já possuem linhas de crédito especialmente voltadas para franquias. Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) disponibiliza recursos para auxiliar no pagamento da taxa de franquia para os interessados no investimento.
#5 Previsão do retorno financeiro
Essa é uma grande vantagem das franquias em relação a novos modelos de negócio, os quais possuem muito menos dados para uma análise criteriosa e estimativa acurada do retorno financeiro.
No caso das franquias, o modelo de negócio já está estruturado e validado por meio de várias unidades abertas, em diferentes regiões, que utilizam a mesma marca, operam da mesma forma e atraem o mesmo público, ou seja, a previsão é infinitamente mais precisa.
O tempo de retorno do investimento em franquias costuma ser de 18 a 36 meses. No caso do Portal Solar, que oferece uma franquia de baixo investimento, o prazo estimado do retorno é de 6 a 9 vezes.
#6 Análise do mercado
Antes mesmo da rede franqueadora abrir a venda de franquias, já foi realizada uma análise detalhada do mercado para testar a viabilidade do negócio e todos os cenários possíveis.
Analisar o mercado, os hábitos de consumo do público, determinar o público-alvo, conhecer as regiões do país e o perfil das cidades exige estudos e algumas tentativas.
Ser parte de uma marca que já foi testada e receber suporte de uma empresa que está constantemente estudando o mercado e como ele interage com o negócio é uma vantagem competitiva muito grande.
É muito difícil um empresário conseguir calcular todas as variáveis que podem interferir no seu negócio e ainda acompanhar as tendências e mudanças. Então, ter à disposição profissionais especializados nesse setor pode ser determinante para
evitar falhas e obter sucesso.
#7 Fornecedores
Outra razão para investir em uma franquia é que com ela você terá acesso aos melhores fornecedores possíveis para os produtos que irá comercializar.
Isso porque as franqueadoras estão sempre de olho no mercado, pesquisando empresas de qualidade para serem fornecedores homologados da rede e negociando grandes volumes para garantir melhores preços e condições aos seus parceiros.
Afinal, é de interesse da própria marca que suas unidades tenham os melhores produtos com o menor custo.
Em alguns casos, como na franquia do Portal Solar, a própria franqueadora fica responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o que facilita ainda mais a operação da unidade e reduz custos para o franqueado, que não precisa se preocupar em montar estoque.
#8 Marketing eficaz
Assim como todo o plano de negócios, o marketing da franqueadora também já foi testado e teve sua eficácia comprovada pela sua rede inteira de unidades.
Com uma franquia, suas estratégias de marketing vão muito além do que você teria estrutura para prover sem um investimento muito grande, já que a rede conta com profissionais dedicados a essa área, que realizam uma boa análise de alcance, público e eficácia de formas diversas de marketing.
Além disso, o melhor marketing é sempre um bom trabalho realizado, e fazendo parte de uma rede de franquias você não precisa contar apenas com as operações bem-sucedidas da sua unidade, mas, sim, com todo o histórico de sucesso da marca e suas unidades.
#9 Treinamento
A rede franqueadora oferece treinamentos iniciais e de reciclagem sobre a área de atuação e sobre o modelo de operação da marca, tanto para os franqueados como para os demais funcionários da unidade.
Ao assumir uma franquia, você nunca vai ficar desatualizado do mercado ou da sua área, a evolução é constante, o suporte é presente, e a segurança de estar conduzindo um bom trabalho também.
#10 Suporte
O suporte oferecido pela marca é uma das principais vantagens de se tornar um franqueado. Você vai poder contar com a experiência do time da empresa durante a gestão ou solução de problemas na sua unidade.
Afinal, é importante para a franqueadora que toda a sua rede exerça um trabalho de qualidade, até porque feedbacks negativos das franquias não são bons para a reputação da marca.
A sua franqueadora vai se manter próxima ao seu negócio e oferecer assistência para que a unidade cresça e mantenha sempre o padrão de qualidade esperado.
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Quais as desvantagens em comprar uma franquia?
Padronização constante
Essa é uma desvantagem das franquias para os empreendedores criativos que gostam de inovar e testar métodos e abordagens para o seu negócio.
A franquia é padronizada, e faz parte das responsabilidades do franqueado seguir as normas da franqueadora em relação ao negócio, o que é uma vantagem por garantir um modelo sólido e de resultado, mas que pode também se tornar uma limitação.
Atuação controlada
Uma franquia faz parte da marca e reputação de toda a rede, por isso será acompanhada de perto pela franqueadora para que opere de acordo com os padrões e tenha sucesso. Às vezes, isso pode gerar inconvenientes para os franqueados que prezam a independência.
É importante que o franqueado tenha consciência de que a relação com a franqueadora é de interdependência, a rede e suas unidades compartilham o sucesso da marca e do método da marca, tornando necessário que haja verificação constante.
Pagamentos de taxas
Pode ser um problema para alguns franqueados o compromisso com as taxas da franqueadora.
Os royalties e a taxa de marketing cobrados no franchising garantem o suporte serviço para a sua unidade, mas não deixam de ser uma despesa recorrente da empresa.
Quais são os riscos de uma franquia? Veja como evitá-los
Despreparo do franqueado
Apesar da franqueadora oferecer bastante suporte, o investimento em uma franquia não é um investimento passivo, o empreendedor à frente da unidade também precisa fazer sua parte para o sucesso do negócio.
Gerir a unidade, cuidar do capital, estar sempre atualizado e atento a sua empresa fazem parte das tarefas do franqueado, sendo importante estar preparado e ponderar muito bem antes de tomar a decisão de investir.
Oscilações do mercado
O mercado nunca para, inovações estão sempre surgindo e imprevistos podem mudar o cenário de forma drástica, como no caso da pandemia, que contribuiu para novas possibilidades de investimento, mas também prejudicou alguns segmentos, como o turismo.
Uma boa forma de investir sem estar vulnerável a grandes baixas do mercado é apostar em um setor que não foi afetado pelas últimas crises, como o de energia solar, que se mantém em crescimento desde sua regularização no país, em 2012.
Gestão despadronizada
É importante que o franqueado esteja em perfeito alinhamento com a rede.
Muitas vezes, as franquias são compradas por investidores que já possuem experiência no setor, o que pode ser positivo de várias maneiras, porém também pode acarretar vícios de gestão.
Mau relacionamento com a franqueadora
É fundamental que a comunicação com a rede franqueadora seja constante, clara e limpa.
São muitas as vantagens do relacionamento entre franqueador e franqueado, porém, para que elas sejam bem aproveitadas, é necessário manter um contato próximo com a empresa e cumprir as demandas solicitadas por ela.
Concorrência entre unidades
As franqueadoras costumam ter uma estratégia de distribuição de unidades. Unidades muito próximas podem competir pelo mesmo público, o que não é vantagem para nenhuma das partes envolvidas.
Para que isso não se torne um problema, é importante esclarecer com a franqueadora como funciona a sua política de distribuição.
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