Quanta energia produz um painel solar?
O painel solar é um dos equipamentos responsáveis por gerar energia, utilizando a luz do sol para gerar correntes elétricas, que são convertidas para uso em residências, empresas e construções no geral.
Mas, você sabe quantos kWh (quilowatt-hora) gera uma placa solar? Aspectos como potência da placa, área de instalação, dimensionamento, tamanho, inclinação, fatores climáticos, sombreamento e outros são responsáveis pelo cálculo do consumo médio dos painéis solares.
Com uma boa quantidade de luz recebida, principalmente por estarmos situados em um território com alto nível de irradiação solar, é possível estabelecer uma eficiência de absorção com pelo menos 20% de toda a luminosidade recebida. Além disso, o volume de energia convertida pelo painel solar fotovoltaico será determinado pelo período diário de pico do sol, ou seja, em dias nublados, ou chuvosos, sua eficiência será menor.
A seguir, explicaremos como o cálculo de consumo mensal é realizado e quantos kWh são produzidos por uma placa solar no Brasil, avaliando seus aspectos principais como tamanho, clima e local de instalação.
Quantos kW uma placa solar produz?
O cálculo de quantos kW uma placa solar produz pode ser feito por meio do volume de consumo mensal (kWh) dividido pelo número de horas utilizadas, que geralmente contam como 6 ou 8 horas diárias, sete dias na semana, quatro semanas ao mês.
Aspectos como área de instalação e incidência solar, por conta de fatores climáticos na região, também afetam a eficiência das placas solares, portanto, o resultado varia também de acordo com a inclinação, tamanho dos painéis e o dimensionamento.
Leia também: Quantos painéis solares preciso ter?
Quantos kWh gera uma placa solar?
Existem placas solares de diferentes tipos e potências, cada uma destinada a um tipo específico de instalação. Por exemplo, grandes usinas necessitam de uma maior eficiência e de grandes espaços, enquanto as residências, normalmente precisam gerar uma boa quantidade de energia em um espaço mais limitado. No caso, quem irá indicar a melhor opção para a sua necessidade é o técnico, que irá conferir todas as condições do lugar da instalação.
As placas mais comuns usadas em instalações residenciais são as de 510Wp, 550Wp e 545 Wp. Já nas grandes usinas é comum que as placas sejam de 585 Wp e 590 Wp.
Uma placa solar fotovoltaica de 510 Wp produz, aproximadamente, 56 kWh, enquanto painéis solares de 550 Wp geram em torno de 61 kWh e placas de 545 Wp geram cerca de 60 kWh. Já os painéis de 585 WP produzem, em média, 64 kWh e, por fim, painéis de 590 Wp geram em torno de 65 KWh.
Aspectos como área de instalação e incidência solar, por conta de fatores climáticos na região, também afetam a eficiência das placas solares, portanto, o resultado varia também de acordo com a inclinação, tamanho dos painéis e o dimensionamento.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Quantos Wh são produzidos por um painel solar?
Para exemplificar, apesar não ser mais utilizada, vamos usar uma placa solar de 100 Wp, podemos considerar que um painel solar produz entre 400 e 650 Wh diariamente. Logo, uma placa solar de 200 Wp gerará o dobro e assim sucessivamente.
Além disso, a eficiência dos painéis solares varia de acordo com as estações do ano. Portanto, cada dimensionamento deve ser feito de maneira individual, visto que a equação é variável por conta das diferenças entre regiões.
Fatores para produção de uma placa solar
Quando se fala sobre a eficiência de uma placa solar, estamos nos referindo à porcentagem de energia que o sistema é capaz de converter para cada m² de sua superfície.
Na hora de escolher qual placa fotovoltaica instalar em sua empresa ou residência, saber qual a capacidade máxima de cada sistema é essencial. Fatores como o dimensionamento das placas ou a incidência de luminosidade são muito importantes, mas não são os únicos que influenciam a produção de energia por esses sistemas.
Painéis de silício ou filme fino, por exemplo, possuem capacidades diferentes. Placas que passam por longos períodos em sombra também têm a sua rentabilidade afetada.
Ao contrário do que se pode pensar, o calor excessivo – no caso de placas solares, qualquer temperatura acima dos 25 ºC – também afeta negativamente a produção de energia elétrica em placas de silício, uma vez que o material é um semicondutor.
Lembre-se de que as placas solares funcionam a partir da luminosidade, não do calor. Quanto menor o coeficiente de temperatura de uma placa, melhor: qualquer número acima de 0,6% pode ser sinal de um sistema ineficiente.
Placas solares possuem, em sua maioria, uma tolerância de potência, que é uma variação entre a capacidade indicada e a energia que é gerada. A variação, que pode ser negativa ou positiva, é representada por uma porcentagem da capacidade total. Esse, portanto, é um número importante para se ter em mente enquanto pesquisa pelo sistema ideal.
A organização dos painéis, considerando sua inclinação e distância entre cada placa, também influencia a capacidade de produção de energia elétrica. Percebe-se, portanto, que contar com uma empresa especializada na instalação dos painéis solares faz toda a diferença nos resultados que tal aplicação alcançará.
Quanto tempo dura uma placa solar?
A vida útil de uma placa solar é geralmente estimada entre 25 e 30 anos, período que também corresponde à garantia oferecida pelos fabricantes.