Tesla Cybertruck: preço, modelos e detalhes técnicos
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O Tesla Cybertruck é uma picape elétrica desenvolvida pela Tesla, lançada oficialmente em novembro de 2019 e começando suas entregas em 2023. Ele é reconhecido pelo seu design futurista, inspirado em veículos de ficção científica.
Principais Características do Cybertruck
- Carroceria ultra-resistente: feita de aço inoxidável de alta resistência, projetado para ser à prova de amassados e corrosão.
- Vidros "blindados": a Tesla afirma que seus vidros são ultra-resistentes, embora o teste de lançamento de uma bola de metal na apresentação oficial tenha quebrado o vidro.
- Motorização elétrica: disponível com um, dois ou três motores elétricos, proporcionando diferentes níveis de desempenho.
- Autonomia: entre 400 km e 547 km, dependendo do modelo.
- Capacidade de carga e reboque: até 4.990 kg, tornando-o um dos mais fortes da categoria.
- Aceleração rápida: a versão mais potente (Cyberbeast) faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos.
- Interior tecnológico: painel minimalista com uma tela de 18,5 polegadas, direção yoke (similar a um manche de avião em algumas versões) e diversas funcionalidades inteligentes.
Quais são os modelos do Tesla Cybertruck?
O Tesla Cybertruck está disponível em três versões principais:
Cybertruck RWD (Rear-Wheel Drive)
- Preço nos EUA: US$ 60.990
- Motor: um único motor traseiro
- Autonomia: aproximadamente 400 km
- Aceleração 0-100 km/h: Cerca de 6,7 segundos
- Capacidade de reboque: até 3.400 kg
Cybertruck AWD (All-Wheel Drive)
- Preço nos EUA: US$ 79.990
- Motor: dois motores (tração integral)
- Autonomia: aproximadamente 547 km
- Aceleração 0-100 km/h: cerca de 4,1 segundos
- Capacidade de reboque: até 4.990 kg
Cybertruck Cyberbeast
- Preço nos EUA: US$ 99.990
- Motor: três motores (tri-motor)
- Autonomia: aproximadamente 515 km
- Aceleração 0-100 km/h: 2,6 segundos
- Capacidade de reboque: até 4.990 kg
Cada modelo tem diferenças no desempenho, alcance e capacidade de reboque, com o Cyberbeast sendo o mais potente e rápido da linha.
Qual a velocidade máxima de um Tesla Cybertruck?
A velocidade máxima do Tesla Cybertruck varia de acordo com a versão:
- Cybertruck RWD (motor único): 180 km/h
- Cybertruck AWD (dois motores): 180 km/h
- Cybertruck Cyberbeast (três motores): 209 km/h
Qual é o preço de um Tesla Cybertruck?
Nos Estados Unidos, os preços da Cybertruck começam em US$ 39.990 para as versões básicas e chegam a US$ 99.990 para as configurações mais avançadas. No Brasil, esse carro elétrico está disponível para compra por meio de importadoras independentes, já que a Tesla não possui representação oficial no país. Os preços variam conforme a versão da picape.
Ao considerar a importação para o Brasil, é necessário levar em conta os custos adicionais, como impostos, taxas e o câmbio atual, que elevam significativamente o preço final do veículo no país. Considerando esses fatores, o preço do Tesla Cybertruck varia entre R$ 840 mil e R$ 1,5 milhão no país.
Quanto é o IPVA de um Cybertruck no Brasil?
O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do Tesla Cybertruck no Brasil depende do estado onde o veículo está registrado, pois cada estado tem uma alíquota diferente, geralmente entre 2% e 4% do valor do carro.
O preço do Cybertruck importado varia entre R$ 840 mil e R$ 1,5 milhão, dependendo da versão e da importadora. Com base nisso, o IPVA seria aproximadamente:
Estados com alíquota de 4%:
- Para um Cybertruck de R$ 1 milhão: R$ 40.000 de IPVA
- Para um Cybertruck de R$ 1,5 milhão: R$ 60.000 de IPVA
Estados com alíquota de 3%:
- Para um Cybertruck de R$ 1 milhão: R$ 30.000 de IPVA
- Para um Cybertruck de R$ 1,5 milhão: R$ 45.000 de IPVA
Estados com alíquota de 2%:
- Para um Cybertruck de R$ 1 milhão: R$ 20.000 de IPVA
- Para um Cybertruck de R$ 1,5 milhão: R$ 30.000 de IPVA
Observação: alguns estados oferecem isenção ou desconto no IPVA para veículos elétricos, como SP (redução para 50%) e SC (isenção total). Vale conferir a legislação local para saber se há benefícios para o Cybertruck.
Quais as principais críticas ao Cybertruck?
O Tesla Cybertruck tem sido alvo de várias críticas desde seu anúncio, tanto pelo design quanto por questões técnicas. Aqui estão as principais reclamações:
Design Polêmico
O visual futurista e angular divide opiniões. Muitos acham inovador, mas outros consideram feio, exagerado ou pouco prático. O formato geométrico dificulta a aerodinâmica, o que pode afetar a eficiência.
Acabamento e Qualidade de Construção
Já foram relatados problemas de alinhamento entre painéis e inconsistências no acabamento. Alguns donos reclamam de portas desalinhadas e encaixes imprecisos, algo já criticado em outros modelos da Tesla.
Peso e Eficiência
A carroceria de aço inoxidável faz o Cybertruck ser muito pesado (cerca de 3 toneladas), o que impacta o consumo de energia. Sua autonomia real pode ser menor do que o divulgado, principalmente com carga ou reboque.
Tempo de Recarga e Infraestrutura
Como o Cybertruck tem baterias grandes, pode demorar mais para recarregar, principalmente em locais sem supercarregadores.
Problemas de Dirigibilidade
O tamanho e peso do Cybertruck fazem dele menos ágil e difícil de manobrar, especialmente em cidades. Em alguns testes, o sistema de direção eletrônica (steer-by-wire) foi criticado por parecer artificial e impreciso.
Promessas vs. Realidade
O Cybertruck foi anunciado como um veículo praticamente à prova de balas, mas seus vidros quebraram durante a apresentação. Alguns recursos prometidos, como direção autônoma total e produção em grande escala, ainda não foram entregues completamente.
Preço e Disponibilidade
O preço inicial prometido era US$ 39.990, mas os modelos atuais começam em US$ 60.990, o que decepcionou muitos compradores. A produção tem sido lenta, e há longas filas de espera para receber o veículo.
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Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.