Quanto custa uma franquia?
Comprar uma franquia é uma das formas mais acessíveis de investir em um negócio próprio no Brasil. Esse setor corresponde a 2,7% do produto interno bruto (PIB) e emprega mais de 1,4 milhões de pessoas no País em áreas como varejo, educação e diversos produtos e serviços.
Nesse modelo empresarial, a empresa franqueadora concede o direito de uso da marca para terceiros (franqueados) em troca do pagamento de taxas e a assinatura de um contrato. O principal benefício para o franqueado é trabalhar com um nome já conhecido e relevante, além de garantir acesso a estrutura e suporte profissional da franqueadora.
No Brasil, grandes marcas atuam como franqueadoras. Nesse texto, você vai conhecer as principais franquias e quais são os valores necessários para investir.
Qual valor para montar uma franquia?
Para comprar uma franquia, é preciso aportar um investimento inicial necessário à aquisição, implantação e entrada em operação da franquia. Esse valor varia conforme a marca e o modelo de operação.
Por exemplo: uma franquia que exige a montagem de uma loja física e contratação de um número mínimo de funcionários é mais cara que uma franquia home-based, em que o empreendedor pode atuar sozinho a partir da própria residência.
Normalmente, as franqueadoras incluem no valor do investimento inicial o custo de implantação, taxa de franquia, custo de abertura da empresa e capital de giro.
Além do investimento inicial, é importante se atentar para outros custos recorrentes como a taxa de royalties. Novamente, essa taxa varia conforme a marca e serviço, representando uma porcentagem do faturamento bruto mensal do franqueado.
Outra possível cobrança é a taxa de marketing, que visa cobrir ações para a divulgação do negócio.
Retorno do investimento
Dificilmente uma franquia será lucrativa nos primeiros meses de operação. Por isso, é preciso levar em conta um valor mínimo para se manter enquanto a unidade ainda está ganhando clientes e consolidando a atuação comercial.
O retorno do valor investido, também conhecido como payback, difere do dinheiro em caixa. Essa taxa de retorno significa calcular em quantos meses o negócio compensará o investimento inicial. Esse tempo varia conforme a complexidade da atividade e o valor do aporte.
Principais franquias do Brasil
Em 2021, o Boticário encerrou o ano como a franqueadora como o maior número de franquias no País, com mais de 3,6 mil unidades. Outras marcas grandes que estão entre as franquias mais procuradas do país são McDonald’s, Cacau Show, Subway, Chilli Beans, Óticas Carol, Rei do Mate e BlueFit.
Confira qual o valor dessas franquias:
Marca | Segmento | Investimento inicial |
O Boticário | Saúde, beleza e bem-estar | a partir de R$ 110.000 |
McDonald’s | Alimentação | a partir de R$ 2.670.000 |
Cacau Show | Alimentação | a partir de R$ 64.900 |
Subway | Alimentação | a partir de R$337.500 |
Chilli Beans | Moda | a partir de R$ 221.210 |
Óticas Carol | Saúde, beleza e bem-estar | a partir de R$ 320.000 |
Rei do Mate | Alimentação | a partir de R$ 304.500 |
BlueFit | Saúde, beleza e bem-estar | a partir de R$ 1.280.000 |
Que franquia abrir com até 50 mil?
Para a maioria dos empreendedores brasileiros, o investimento inicial exigido pelas grandes marcas costuma ser um entrave importante, tendo em visto os altos valores necessários. Além disso, a falta de experiência na gestão de negócios muitas vezes acrescenta um fator extra de risco para a operação.
Em casos como esses, uma opção mais acessível é a microfranquia. Trata-se de um modelo mais barato e com gestão mais simples. Além de contar com as mesmas vantagens das franquias maiores, incluindo suporte e treinamento, esse sistema tem custos iniciais mais baixos, não requer a contratação de funcionários e nem um ponto comercial físico. Outra característica é uma maior proximidade entre franqueadora e franqueado.
Tendo em vista esse cenário, a microfranquia é a melhor opção para quem tem um orçamento mais limitado para o investimento inicial. Com isso, resta analisar as melhores opções de negócios e setores mais vantajosos para atuar.
Qual é a melhor franquia para investir?
Na hora de tomar a decisão de investimento em uma franquia, é essencial entender quais mercados oferecem maiores chances de crescimento. Uma boa opção no Brasil é o setor de energia solar.
A instalação de sistemas de geração fotovoltaica em telhados de residências, negócios e propriedades ruais vive um enorme crescimento no País nos últimos anos. Olhando para a frente, as perspectivas de expansão são fantásticas: no presente momento, pouco mais de 1,6 milhão de pessoas são beneficiados por essa tecnologia, num universo total de mais de 90 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil.
Quem conhece o setor elétrico sabe que, em razão de questões estruturais, a conta de luz tende a ficar cada vez mais cara, enquanto os preços dos painéis e outros equipamentos de energia solar ficam mais baratos, graças a evolução tecnológica. Outro ponto: o crescimento do mercado de carros elétricos vai impulsionar o uso da geração solar entre os brasileiros.
Em posse dessas dicas, saiba também que o setor de energia solar apresenta uma forte resiliência a crises e instabilidades econômicas, por se tratar de um investimento que gera economia de energia e retorno monetário para os consumidores.
Um exemplo recente aconteceu durante a pandemia de Covid-19. Enquanto quase todo os segmentos da economia enfrentaram graves dificuldades, a energia solar seguiu crescendo de forma exponencial no Brasil e no mundo.
Por fim, a proliferação de linhas de financiamento que atendem especificamente a compra de sistemas fotovoltaicos tem tornado mais acessível esse investimento.
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