Poste de energia solar: o que é e como funciona?
A energia solar ocupa espaços cada vez mais amplos na sociedade, sendo uma alternativa que vai além da aplicação em residências e empresas. O poste de energia solar é um exemplo disso, responsável por levar energia à população pela iluminação pública, assegurada por meio de uma fonte de energia renovável.
Separamos as principais características do poste de energia solar, incluindo os princípios do seu funcionamento e os seus maiores benefícios. Confira a seguir!
Vantagens do poste de energia solar na iluminação pública
Sustentabilidade, economia de gastos, longa vida útil, mais segurança. Essas são apenas algumas das vantagens da energia solar, as quais justificam o seu uso crescente, sobretudo na aplicação da luz solar na iluminação pública.
Em primeiro lugar, os postes de luz com energia solar podem ser facilmente instalados, já que, ao contrário dos postes que usam energia convencional, não precisam ser enterrados, demandando uma menor carga de trabalho. Basta instalar a base de cimento e prendê-la com parafusos de aço inoxidável.
Com o uso do poste de energia solar, é possível alcançar uma economia significativa nos gastos de iluminação pública. Isso porque não é preciso pagar pela eletricidade, havendo a própria geração de energia elétrica, o que garante uma independência energética.
Além disso, o poste de energia solar produz energia por meio de uma fonte limpa e renovável, contribuindo para a redução das emissões de gás carbônico e, consequentemente, evitando danos ao meio ambiente.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Como funciona o poste de energia solar
O poste de energia solar possui um sistema de iluminação composto por um módulo solar, um inversor solar, uma bateria – que seja capaz de durar pelo menos quatro anos – e um controlador de carga.
Os módulos solares são responsáveis pela geração de energia durante o dia, a qual é acumulada nas baterias para que, ao longo da noite, a energia necessária para a iluminação seja disponibilizada. Normalmente, de acordo com o projeto e o tempo de uso, os sistemas solares são acionados por timer ou fotocélula.
Dessa forma, o funcionamento dos postes solares é totalmente automático, havendo a possibilidade de ser programado para que permaneça aceso durante a noite toda ou por determinados períodos.
Cidades que contam com o poste de energia solar
A tecnologia do poste de energia solar está presente em diversos estados do Brasil, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as cidades que adotam essa tecnologia, está Campinas (SP), que possui, na Praça Osvaldo Aranha, iluminação alimentada por energia solar.
Outro exemplo é o município de Pereira Barreto, no interior do estado de São Paulo, que está em processo de instalação de painéis solares em postes do local, de forma a iluminar pontos públicos que têm pouca claridade.
O nosso conteúdo foi útil? Então, leia também o texto sobre as vantagens da casa sustentável.