Painel solar caseiro: o que é, como fazer e motivos para não usar
O painel solar, também conhecido como placa fotovoltaica, é o principal componente de um sistema fotovoltaico, sem o qual a geração de energia não seria possível. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela energia solar, muitos recorrem ao uso do painel solar caseiro. No entanto, a produção dessa energia de forma totalmente caseira pode apresentar diversos riscos.
A seguir, confira como funciona esse equipamento e os motivos para não usar um painel feito em casa.
O que é um painel solar?
Composto por células fotovoltaicas que possuem metais semicondutores em sua estrutura, os painéis solares são responsáveis por captar a luz solar e produzir energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Como funciona o painel solar
O funcionamento do painel solar ocorre quando os fótons da luz solar atingem as células fotovoltaicas. Os elétrons que se encontram ao redor dos átomos se desprendem e começam a se deslocar para a porção da célula que não possui elétrons. Assim, uma corrente elétrica é criada, gerando a energia solar fotovoltaica.
Em suma, o efeito fotovoltaico consiste no fenômeno que ocorre no momento em que os fótons da luz solar se colidem com os átomos do material semicondutor do painel solar, provocando o deslocamento de elétrons, responsável por criar uma corrente elétrica.
Saiba mais sobre: placas solares
Como fazer um painel solar caseiro
Conforme comentamos, muitas pessoas recorrem à construção do painel solar caseiro. Na internet, é possível encontrar diversas formas de como desenvolver esse equipamento. Entretanto, é essencial tomar todos os cuidados necessários.
Há dois modos de elaborar o seu painel solar caseiro, já que existem duas possibilidades de se produzir energia por meio da luz solar: pela energia solar térmica ou pela energia solar fotovoltaica. Mas, como nosso intuito é abordar a geração elétrica, falaremos sobre como fazer uma placa solar em casa.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o material mais utilizado para desenvolver um painel solar são as células fotovoltaicas. Devido ao fato de que a fabricação dessas células contam com processos que só podem ser realizados de forma industrial, elas devem ser compradas e a sua quantidade varia de acordo com o quanto de energia você quer produzir.
Em seguida, você também deve comprar ferramentas como uma serra, pasta de solda, ferro de solda, óculos de proteção, placas de madeira e um milímetro para medir a amperagem e a tensão. Então, as células solares quadradas devem ser colocadas na placa de madeira.
Finalmente, chega o momento mais difícil do processo: conectar o sistema do seu painel fotovoltaico, o que demanda um bom entendimento de elétrica. Para isso, deve-se ligar as células em série, sempre soldando a ligação positiva ao fio negativo da próxima célula até atingir uma tensão de 12 ou 24 volts. Após essa etapa, coloque cuidadosamente as células na placa, criando furos para cada fio.
Antes de ligar o seu sistema, não deixe de medir a amperagem e tensão, garantindo que o amperímetro tenha a potência nominal apresentada nas células solares.
Motivos para não usar um painel solar feito em casa
Apesar de parecer ser simples e barato construir um painel solar caseiro, o seu uso pode trazer inúmeros riscos e problemas.
Além de todos os acidentes – principalmente choques elétricos – que podem ser causados pela negligência de questões de segurança, como a falta de identificação de áreas de risco de uma instalação, existem outros empecilhos que podem ser encontrados ao longo desse procedimento.
Muitos sistemas caseiros não podem ter acesso à rede, visto que a maior parte das concessionárias exigem do cliente uma série de documentos específicos. Caso todas as partes dos processos necessários não sejam realizadas e os documentos devidamente apresentados, o acesso à rede é negado.
Em relação aos materiais usados para a elaboração do equipamento, por falta de conhecimento, aqueles que desejam construir o próprio painel fotovoltaico podem se deparar com produtos de má qualidade e ausência de garantias. Isso influencia diretamente na qualidade da conversão de energia elétrica.
Portanto, optar por um menor custo em detrimento da confiabilidade, eficiência e segurança traz mais prejuízos do que vantagens. Por isso, sempre busque contar com um profissional especializado para adquirir e instalar um sistema solar fotovoltaico!