Otimize seus procedimentos de O&M com gerenciamento otimizado
Um consumidor comum investiria no mercado de ações sem conhecimento do desempenho financeiro em tempo real? De forma alguma.
Vivemos num mundo que anseia por informações, de preferência que sejam acessíveis e de fácil compreensão, especialmente quando se trata de uma importante decisão financeira.
O mesmo não deveria ser verdade para as instalações FV?
Projetos fotovoltaicos comerciais são cada vez mais considerados como oportunidades de investimento de longo prazo.
Como qualquer outro ativo financeiro, os sistemas fotovoltaicos devem ser monitorados e administrados para desenvolver todo o seu potencial.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Com inversores string tradicionais, as empresas de O&M têm acesso a informações limitadas. O monitoramento ao nível da string ou do sistema pode indicar baixo desempenho do arranjo.
A fim de inspecionar problemas no sistema, técnicos especializados têm que efetuar a solução dos problemas no site de forma ineficiente em inversores em carga e com alta tensão nos cabos CC próximos a 1500V.
Eles conectam equipamentos caros aos arranjos num esforço de ‘tentar identificar as evidências’ das complexas curvas IV para detectarem os problemas.
Eletrônica de Potência em Nível de módulo (MLPE)
Felizmente, o monitoramento fotovoltaico tem sido aperfeiçoado.
Com dispositivos eletrônicos de potência a nível de módulo (em inglês, module-level power eletronics ou MLPE), como os otimizadores de potência, as empresas de O&M podem administrar muitos dos problemas remotamente.
Os dispositivos MLPE indicam a tensão a nível de módulo e a corrente no ponto máximo de potência em plataformas de monitoramento com armazenamento em nuvem.
Isto proporciona às empresas de O&M dados em alta resolução sobre o rendimento a nível de módulo para diagnosticar muitos problemas, sem a necessidade de estar no site.
As soluções de monitoramento e gerenciamento fotovoltaico mais avançadas têm o potencial de transformar um processo manual e dispendioso em um serviço automatizado e imediato.
Oferecendo mais do que apenas uma visão do sistema, as soluções MLPE oferecem conhecimento a nível de módulo e asseguram que a instalação fotovoltaica esteja operando no melhor da sua capacidade o tempo todo.
Inteligente, as soluções MLPE de monitoramento com armazenamento em nuvem também oferecem:
- Rastreamento analítico abrangente e relatórios sobre a produção de energia, tempo de funcionamento do sistema e desempenho financeiro.
- Alertas automáticos e pontuais para detecção imediata de falhas.
- Solução de problemas de forma remota e precisa para um planejamento de manutenção inteligente.
Por exemplo, a figura 1 identifica que o módulo 17 na string 1 do inversor 3 está com baixo desempenho em comparação aos seus vizinhos.
Os sistemas de monitoramento a nível de módulo são capazes de detectar baixo desempenho como este e poderiam ser programados para enviar alertas automáticos aos responsáveis pela manutenção.
Uma vez informado sobre o baixo desempenho, o instalador, com apenas alguns cliques, pode coletar mais dados sobre a potência, tensão e saída de corrente do módulo defeituoso (figuras 2 e 3).
Ao comparar este módulo com os demais no mesmo arranjo que estão operando adequadamente, a empresa de O&M pode determinar quais seriam as possíveis falhas.
Com dados tão precisos na ponta dos dedos, os profissionais do mercado solar fotovoltaico e os proprietários dos sistemas podem, agora, identificar facilmente e de forma certeira mudanças no rendimento (no caso acima, falha de diodo de bypass) e solucionar problemas rapidamente.
O resultado é que todos ganham; os instaladores podem administrar seus portfolios com mais eficiência de uma localização central e identificar os problemas antes de visitar o site.
Isso proporciona às empresas de O&M uma vantagem “saiba antes de ir”, que permite a elas carregar o furgão com as peças corretas para solucionar o problema na primeira visita.
Menos chamados de manutenção no site (também conhecidas como “visitas ao site”) para o profissional significam custo de suporte menor e a capacidade de atender mais sites com maior eficiência.
Além disso, os proprietários dos sistemas também ganham, com menos tempo de inatividade do sistema reduzindo os seus lucros.
Uma vez que os dispositivos MLPE estão permanentemente conectados ao arranjo, eles são capazes de armazenar dados na nuvem durante toda vida útil do sistema.
Analisando dados históricos do projeto na plataforma de monitoramento (figura 4), como a plataforma de monitoramento com armazenamento em nuvem da SolarEdge, as ferramentas de gerenciamento e monitoramento a nível de módulo podem também ajudar os investidores (stakeholders) a avaliar e prever o rendimento do sistema e o retorno financeiro num determinado período.
Essa indicação comparativa ano a ano possibilita um planejamento financeiro mais perspicaz para o proprietário do sistema.
Com um mercado solar crescente e em desenvolvimento, os proprietários e os instaladores dos sistemas fotovoltaicos brasileiros estão reconhecendo a necessidade de minimizar os riscos e tomar decisões melhor fundamentadas sobre como manter seus sistemas fotovoltaicos durante 20 anos ou mais.
Com a amplitude de recursos oferecidos, os dispositivos MLPE conectados às plataformas de monitoramento com armazenamento em nuvem têm o potencial de se tornar, de fato, uma solução do típico sistema de supervisão para uma solução eficiente do problema e um componente indispensável dos investimentos fotovoltaicos de longo prazo e lucrativos no Brasil.
Saiba mais: Monitoramento solar
por Lior Handelsman