Mais um recorde de eficiência e promessa de produção comercial: o que são células tandem?
Pela primeira vez na história, uma eficiência de 30% para células solares de perovskita fabricadas sobre uma lâmina de silício foi superada
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Prof. Dr. Ricardo Rüther
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1988), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1991), doutorado em Electrical and Electronic Engineering - The University of Western Australia (UWA-1995) e pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). Atualmente é coordenador do Laboratório FOTOVOLTAICA/UFSC (Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).
Marília Braga
Marília se formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2018 e desde então faz doutorado na mesma instituição na área de energia solar fotovoltaica. Marília é pesquisadora no Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Fotovoltaica-UFSC) desde o início de sua graduação em 2013 até hoje, onde trabalha sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Rüther com sistemas fotovoltaicos conectados à rede e isolados. Marília possui experiência em todas as etapas de sistemas fotovoltaicos, desde o dimensionamento, simulação e projeto, até a análise de desempenho, tendo participado em atividades de comissionamento e detecção de falhas de mais de 300 MWp de usinas FV. Adicionalmente, no grupo Fotovoltaica-UFSC, Marília auxilia na coordenação da equipe e participa de projetos de pesquisa nas áreas de armazenamento de energia em baterias, veículos elétricos e produção de hidrogênio verde. Marília possui experiência ainda na concepção e execução de projetos de pesquisa, além de gerenciamento de equipe. Durante a graduação, Marília teve experiencia no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras da CAPES entre 2014 e 2015, na University of Nebraska-Lincoln (UNL) nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de trabalhar com Prof. Dr. Jerry Hudgins na área de eletrônica de potência aplicada à sistemas fotovoltaicos isolados. Durante o ano de 2017, Marília retornou à área de eletrônica de potência durante o projeto de um microinversor para conexão de módulo fotovoltaico à rede elétrica para seu trabalho de conclusão de curso (TCC), sob orientação do Prof. Dr. Ivo Barbi. Em 2022, Marília ainda trabalhou como pesquisadora visitante no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), o principal instituto de inovação e ciência da Austrália, sob orientação do Dr. Chris Fell e com bolsa de pesquisa da CAPES Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).