Mobilidade elétrica e seus avanços no Brasil
Iniciativas envolvendo a mobilidade elétrica estão cada vez mais em alta nos últimos anos. Carros elétricos, ônibus e diferentes tipos de veículos movidos a energia elétrica são parte do planejamento de famílias e grandes cidades. Conheça mais sobre a mobilidade elétrica e como esse tipo de transporte pode ajudar a gerar menos poluição e mais economia.
O que é mobilidade elétrica?
Mobilidade elétrica é como chamamos a eletrificação de diferentes tipos de meios de transporte. Ou seja, veículos movidos a energia elétrica, substituindo o uso de combustíveis convencionais, como gasolina e etanol.
Esses transportes não se limitam apenas aos carros de passeio, outros meios como caminhões, ônibus, veículos utilizados em fábricas, bicicletas elétricas e scooters fazem parte desta categoria também.
Vantagens da mobilidade elétrica
Economia
Um veículo elétrico é uma opção muito mais econômica do que os movidos à combustão. Normalmente carregados em tomadas, os eletrificados dispensam o uso de gasolina, diesel ou etanol, que além de poluentes, deixam o consumidor a mercê da variação de valores. Aliado a energia solar o gasto com combustível é praticamente nulo, uma vez que essa opção gasta apenas o mínimo.
Também é possível economizar na parte de manutenção. Veículos elétricos possuem uma menor taxa de manutenção, uma vez que não necessitam de troca de óleo e outras ações normalmente presentes em veículos à combustão.
Como incentivo para quem investe em um carro elétrico, muitos estados brasileiros possuem condições especiais e até isenção de taxas de IPVA.
Ainda, no caso de motos e carros elétricos, há vantagens de IPVA em diversas cidades brasileiras. Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará possuem isenção total do imposto a quem tem veículos nesta categoria. Já quem mora em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro tem uma alíquota diferenciada mais barata. Confira como funciona o imposto na sua região.
Não poluente
Um veículo elétrico não emite poluição, ou seja, é uma forma prática de ajudar o meio ambiente. A sustentabilidade é ainda mais elevada para quem recarrega o veículo em postos com energia solar, já que se trata de uma fonte totalmente limpa.
Por não emitir sons, os carros elétricos também contribuem para a diminuição da poluição sonora, um problema recorrente em grandes metrópoles
Avanço da mobilidade elétrica no Brasil
Grandes empresas e concessionárias automotivas com foco em carros elétricos laçaram novos modelos no Brasil e firmaram parcerias para a inserção de eletrificados em transportes públicos.
Por exemplo, a BYD, marca chinesa de carros elétricos, em parceria com a 99, empresa de carros por aplicativo, começou a circular veículos elétricos para passageiros na cidade de São Paulo.
Já no transporte público, muitas cidades brasileiras atualmente contam com ônibus movidos à energia elétrica em alguns trechos, regiões como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Cascavel (PR) e Campinas (SP) já possuem ônibus elétricos em suas frotas de transporte público.
Acompanhando a evolução do setor, as vendas bateram recordes em 2023. Até agosto, foram registrados 9.351 emplacamentos de eletrificados no Brasil, número 120% maior do que o mesmo período de 2022.
Um fator apontado por especialistas sobre o aumento considerável de iniciativas envolvendo mobilidade elétrica no Brasil é o crescimento do setor solar, importante fonte de energia limpa para suprir a necessidade energética dos automóveis elétricos
Leia mais: Fabricantes do setor solar apostam no avanço da mobilidade elétrica no Brasil
Como contribuir para a mobilidade elétrica no Brasil
Apesar dos avanços da mobilidade elétrica no Brasil, ainda há muitas ações que precisam ser tomadas para que o país seja de fato uma região com quantidade expressiva de eletrificados. Dentre os desafios, há a instalação de mais postos de carregamento de veículos elétricos em ruas e avenidas e uma conscientização da população brasileira sobre os benefícios dos eletrificados.
Algumas formas de você, consumidor, contribuir para a mobilidade elétrica:
- Opte por veículos eletrificados. Vai trocar de carro? Considere uma opção elétrica;
- Motos e bicicletas elétricas também são uma excelente opção para se locomover no dia a dia;
- Fale mais sobre o assunto, divulgue as vantagens da mobilidade elétrica no seu círculo social, por ser relativamente novo, ainda é um assunto que gera muitas dúvidas;
- Invista em energia solar. Para que o seu veículo seja abastecido com energia 100% renovável e gere uma economia ainda maior é importante investir em fotovoltaica.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?