Maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil
O Brasil conta com mais de 34 GW de capacidade instalada de energia solar. Desse total, quase 24 GW correspondem a sistemas de pequeno porte instalados em residências e comércios, no segmento de geração distribuída.
A potência operacional restante, pouco mais de 10,5 GW, se refere a grandes usinas fotovoltaicas de geração centralizada. Esses empreendimentos estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e fornecem eletricidade para os mercados regulado e livre de energia do país.
Você sabe qual é a maior usina solar do Brasil? Conheça as 10 maiores usinas fotovoltaicas no Brasil!
Quais as maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil?
- Janaúba (MG): 1.020 MW
- São Gonçalo (PI): 790 MW
- Futura (BA): 692 MW
- Sol do Cerrado (MG): 681 MW
- Hélio Valgas (MG): 500 MW
- Lar do Sol (MG): 495 MW
- Belmonte (PE): 455 MW
- Serra do Mel (RN): 433 MW
- Mendubim (RN): 422 MW
- Sol do Sertão (BA): 433 MW
A maior parte das usinas solares de geração centralizada estão instaladas na região Nordeste e em Minas Gerais e integram grandes complexos. Conheça alguns dos principais empreendimentos do país.
Cluster de Serra Branca
Desenvolvido pela Voltalia no Rio Grande do Norte, o Cluster de Serra Branca agrupa usinas de energia solar e eólica que, em conjunto, totalizam 2,4 GW de capacidade instalada. Integram o complexo as usinas Serra do Mel I e II, duas das maiores unidades de geração fotovoltaica do Brasil.
Sol do Sertão
O projeto Sol do Sertão, construído pela Essentia Energia na Bahia, totaliza 474 MW de capacidade instalada. Com oito usinas, o projeto conta com mais de um milhão de módulos bifaciais, 9 mil rastreadores e 122 inversores e ocupa uma área de mais de 1 mil hectares.
As usinas Sol do Sertão VII, Sol do Sertão XIII, Sol do Sertão XII e Terra do Sol VII estão localizadas nesse complexo.
Complexo Solar Luzia
Construído pela Neoenergia na Paraíba, o Complexo Solar Luzia tem capacidade instalada de 149,3 MW. Inaugurado em março de 2023, o projeto possui sinergia operacional com empreendimentos eólicos e de transmissão que a empresa tem na região. As usinas Luzia 2 e Luzia 3 estão localizadas nesse complexo.
Complexo Solar Serra do Mato
O Complexo Solar Serra do Mato está localizado no Ceará e totaliza 124 MW de capacidade instalada. Desenvolvido pela Qair Brasil, o projeto teve construção iniciada em 2022 e conta com mais de 220 mil painéis solares. A Serra do Mato IV está localizada nesse complexo.
Complexo Solar Janaúba
Localizado no norte de Minas Gerais, o Complexo Solar de Janaúba é um dos maiores parques solares da América Latina, com 1,2 GW de capacidade instalada.
O projeto da Elera Renováveis conta com 20 usinas fotovoltaicas e 2,2 milhões de painéis solares, ocupando uma área de mais de 3 mil hectares. A usina Janaúba 3 está instalada nesse complexo.
O que é uma usina solar?
Diferenciando-se do setor de geração distribuída, no qual os próprios consumidores produzem sua energia por meio de sistemas de micro e minigeração, a usina solar é capaz de gerar energia em grande escala, de forma centralizada.
As usinas solares consistem, portanto, em sistemas fotovoltaicos de grandes dimensões, desenvolvidos para a produção e comercialização de energia elétrica. Para isso, milhares de módulos fotovoltaicos são utilizados.
Como funciona uma usina solar?
Apesar de atuar em uma escala maior, a usina solar fotovoltaica funciona de maneira semelhante ao sistema de energia solar fotovoltaica residencial.
As usinas solares utilizam placas fotovoltaicas, que contam com células fotovoltaicas em sua composição. Essas são responsáveis por absorver a energia do sol, criando um potencial elétrico e, dessa forma, produzindo energia.
A energia gerada, que se encontra em corrente contínua, é direcionada aos inversores, que transformam-na em corrente alternada, possibilitando o seu consumo.
Diferenças entre usina solar e sistema fotovoltaico
Em usinas solares, toda a energia produzida é destinada à rede elétrica. Antes disso, é necessário que ela passe por transformadores, que são capazes de aumentar sua voltagem, para que, assim, possa ser enviada por meio das redes de transmissão.
Já nos sistemas fotovoltaicos comerciais ou residenciais ligados à rede elétrica, a energia liberada pelo inversor é, em primeiro lugar, usada para abastecer o consumo local no imóvel. Qualquer energia excedente será injetada na rede da distribuidora.
Os equipamentos usados na usina solar e no sistema fotovoltaico costumam ser os mesmos. Entretanto, muitas usinas usam dispositivos que acompanham o movimento do Sol, recebendo o nome de “trackers”. Esses ficam situados nos painéis, sempre orientando suas faces na mesma direção do sol, beneficiando a captação da luz.
Encontre a empresa de energia solar mais próxima de você
Agora que você já conhece as principais usinas solares brasileiras, navegue pelo Portal Solar, o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil. Conheça também nosso financiamento para energia solar | Benefícios da energia solar
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?