Instalador fotovoltaico: Guia da profissão
A profissão de instalador fotovoltaico é uma das mais importantes e requisitadas do setor de energia solar. Veja o guia completo sobre a profissão de instalador fotovoltaico.
O mercado da energia solar cresce a cada ano, mostrando sinais de fortalecimento. Uma das principais questões que impulsionaram esse mercado foi a Resolução nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que passou a permitir que proprietários de sistemas fotovoltaicos trocassem a produção excedente por créditos com a distribuidora de energia.
A verdade é que a energia fotovoltaica já é expressiva no Brasil, tendo mais de 10 mil sistemas instalados. A previsão é de que sejam 1,2 milhão em 2024. Para que essa realidade se concretize existe um profissional essencial: o instalador fotovoltaico.
Essa é uma profissão altamente técnica e capacitada, que também passa por um período de ascensão nos últimos anos. Se você deseja entender melhor o que esse profissional faz, não deixe de conferir este artigo.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O que faz um instalador fotovoltaico?
Um instalador de sistemas fotovoltaicos é o profissional responsável por executar o projeto idealizado pelos engenheiros responsáveis, fixando as estruturas do sistema fotovoltaico e garantindo seu pleno funcionamento.
Um sistema de geração de energia solar é composto por uma estrutura relativamente simples, mas que precisa ser bem fixada e dialogar com as peças elétricas de maneira correta.
Atualmente, a maioria desses profissionais atua na instalação dos sistemas, mas é esperado que sua atuação também seja expandida para os cuidados de manutenção dos sistemas fotovoltaicos.
Qual o salário de um instalador de painéis solares?
O mercado da energia solar é cheio de oportunidades para aqueles que desejam ingressar na profissão. Um instalador qualificado pode participar do quadro de funcionários de uma empresa maior ou decidir por abrir o seu próprio empreendimento.
O salário de um profissional de instalação pode variar de R$ 1.500 mil até R$ 3.500 mil, ajustando-se de acordo com a localidade de residência e seu nível de experiência.
O que é necessário para ser um instalador de energia solar?
A tecnologia fotovoltaica é relativamente nova, exigindo conhecimentos mais especializados dos profissionais dedicados à sua implementação. Por isso, uma das mais importantes e necessárias características de um profissional que deseja ingressar nessa área é a vontade de aprender.
Para aqueles que optarem pela profissionalização por meio do MEI, o Portal do Empreendedor oferece as seguintes opções de códigos de atividade empresarial para registro:
- Instalador de energia fotovoltaica (solar) (4321500);
- Instalação e manutenção elétrica (3313901);
- Manutenção e reparação de geradores, transformadores e motores elétricos (3313902).
Um instalador de energia solar também precisa ser um profissional com um alto grau de comprometimento com as regras, principalmente a NR10 e a NR35, que indicam as melhores práticas para instalação segura de sistemas fotovoltaicos.
Equipamentos utilizados por um instalador de energia solar
O instalador de energia solar deve ser capaz de manipular e implementar todos os itens do sistema fotovoltaico com destreza, sendo eles os seguintes:
- Módulos fotovoltaicos;
- Inversores de frequência;
- Medidor bidirecional;
- Caixa de junção;
- Sistema de cabos;
- Baterias.
Quanto às ferramentas utilizadas durante o processo de instalação, a maioria delas é bastante familiar e atende a uma gama extensa de aplicações. Dentre elas, podemos destacar a furadeira, o multímetro, alicates, martelos e, é claro, os equipamentos de segurança, que são indispensáveis.
Como me tornar um instalador fotovoltaico?
Se você deseja ingressar nesse mercado, precisará passar por uma série de cursos e certificações, a fim de garantir que poderá não apenas instalar os sistemas fotovoltaicos mas também resolver qualquer problema que possa ocorrer durante a instalação.
Certificações do instalador de energia solar
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma certificação como eletricista para atuar na área, mas é preciso uma certificação específica para manuseio de tecnologias fotovoltaicas.
Para conseguir as certificações necessárias, é preciso que o profissional se matricule e conclua cursos especializados na área de energia solar. Entenda melhor as opções disponíveis no mercado no próximo tópico.
Cursos de energia solar para se tornar um instalador fotovoltaico
Em qualquer mercado, quem tem mais conhecimento destaca-se da concorrência e, para instaladores de energia solar, a realidade não é diferente.
Aqueles que desejam se especializar na instalação de energia solar podem procurar cursos técnicos como os que são oferecidos no Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), por exemplo. Basta que o aluno entre em contato com a unidade mais próxima e verifique a disponibilidade das aulas em sua região.
Além disso, faculdades como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também oferecem formações voltadas para o assunto, assim como diversas empresas, que oferecem cursos com diferentes durações.
O site da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) também oferece diversas opções de cursos, acesse e confira!