Franquia de vendas e serviços
Tem interesse em abrir o próprio negócio, mas você se considera um profissional com perfil mais comercial e menos administrativo? Talvez uma franquia de vendas ou de serviços seja o modelo mais adequado para você investir.
Como funciona uma franquia?
O modelo de franquia funciona da seguinte maneira: o empreendedor adquire o direito de operar uma marca já conhecida e relevante no mercado, contando com o suporte e estrutura de uma grande companhia, entre outras vantagens.
Dessa maneira, é possível se concentrar na atuação comercial e deixar os demais aspectos da administração do negócio sob responsabilidade da franqueadora. Nesse texto, você entenderá melhor como funciona esse modelo.
O que é uma franquia de serviços?
Uma franquia de serviços é um modelo de negócios no qual uma empresa franqueadora concede ao franqueada o direito de operar um negócio utilizando sua marca, métodos, suporte e sistemas estabelecidos em troca de taxas e royalties. Uma franquia de serviços implica na prestação de um serviço. Exemplos de franquias de serviços incluem agências de viagens, academias, salões de beleza, consultorias empresariais, serviços de limpeza, entre outros.
Já uma franquia de vendas concentra-se na comercialização de produtos ou mercadorias. Exemplos de franquias de vendas incluem lojas de varejo, como franquias de roupas, eletrônicos, alimentos e bebidas, entre outros.
Por que franquia é um bom negócio?
Uma franquia é considerada um bom negócio por oferecer a possibilidade de atuar com uma marca já estabelecida, usufruindo da estrutura e suporte de uma grande empresa. Veja as principais razões que tornam esse investimento atrativo:
Baixo investimento
Uma franquia permite que um empreendedor inicie o próprio negócio e conte com toda estrutura da franqueadora através de um investimento muito menor em comparação ao necessário para começar uma operação do zero.
Marca estabelecida
Ao investir em uma franquia, os empreendedores se beneficiam de uma marca já reconhecida no mercado. Isso pode reduzir a necessidade de construir uma reputação do zero, já que a franqueadora geralmente já estabeleceu a confiança do consumidor.
Suporte e treinamento
As franqueadoras geralmente oferecem suporte contínuo, incluindo treinamento inicial, materiais de marketing, suporte operacional e consultoria. Isso pode ser valioso, especialmente para empreendedores iniciantes que podem não ter experiência no setor específico.
Modelo de negócios testado
As franquias oferecem um modelo de negócios já testado e comprovado. Os processos operacionais, estratégias de marketing e sistemas já foram desenvolvidos e refinados, o que pode reduzir o risco de falha em comparação com a criação de um novo negócio independente.
Escala
As franquias podem se beneficiar das economias de escala, o que significa que, ao ter várias unidades operando sob a mesma marca, é possível obter vantagens financeiras, como negociações melhores com fornecedores e custos operacionais mais baixos.
Menor risco
Comparado com iniciar um novo negócio do zero, uma franquia pode oferecer uma maior probabilidade de sucesso, pois o modelo de negócios já foi testado e aprimorado.
Acesso à tecnologia e inovação
As franqueadoras muitas vezes investem em tecnologia e inovação para manter a competitividade. Os franqueados podem se beneficiar desses avanços sem ter que desenvolvê-los individualmente.
Trabalhe de casa
Uma franquia home based permite que o empreendedor atue da própria casa, sem necessidade de investir em um ponto comercial ou escritório.
Franquia sem funcionário
Um modelo de franquia voltado para a atuação comercial permite que o franquiado atuar sozinho, sem a necessidade de contratação de funcionários,
Qual a melhor franquia para investir?
Além de entender qual é o melhor modelo de negócio para o seu perfil de empreendedor, também é importante saber quais mercados tem demanda de consumo e oferecem melhor perspectiva de crescimento.
Um setor interessante para atuar no Brasil é o mercado de energia solar. Esse mercado é relativamente novo, tendo sido criado em 2012, apresenta constante crescimento e ainda tem enorme potencial de expansão.
Ao final de 2019, o país contava com 180 mil sistemas que beneficiavam cerca de 250 mil consumidores residenciais, comerciais, rurais e industriais. Apenas quatro anos depois, esse segmento avançou para 2,34 milhões de sistemas e 3,37 milhões de consumidores. Apesar dessa enorme expansão, o potencial ainda enorme, já que o Brasil totaliza 90 milhões de consumidores de energia.
Franquia de energia solar
Em uma franquia de energia solar, o franqueado atua na venda de placas solares para o consumidor final. Essas placas integram o sistema fotovoltaico, que é composto por outros equipamentos e permite que o imóvel economize até 90% na conta de luz.
Instalar um sistema fotovoltaico é uma atividade complexa, que demanda profissionais experientes, além de cuidados com o dimensionamento do projeto, logística da entrega e o monitoramento da geração. Uma instalação realizada por uma pessoa sem preparo, pode resultar em um funcionamento inadequado e até mesmo trazer riscos de incêndio.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?