Portal Solar/Fazenda solar e a venda de energia solar

Fazenda solar e a venda de energia solar

A fazenda solar é uma usina fotovoltaica enquadrada como minigeração no segmento de geração distribuída, destinada à venda ou aluguel de lotes de painéis solares para pessoas e empresas do mercado cativo que desejam gerar a própria energia para reduzir a conta de luz sem um sistema próprio.

Se você também quer investir em energia solar para economizar nos gastos com energia elétrica, mas não pode ou não quer instalar seu próprio painel fotovoltaico, continue a leitura para saber mais sobre a opção de fazenda de energia solar.

foto área de uma fazenda solar com várias placas de energia solar

O que é uma fazenda solar?

Uma fazenda de energia solar é um projeto fotovoltaico enquadrado como minigeração (até 3 MW) no segmento de Geração Distribuída (GD), ou seja, possuem porte maior que os projetos de microgeração (até 75 kW) instalados em residências e pequenos comércios.

As fazendas solares ocupam uma grande área e são normalmente instaladas no campo ou área rural, contando com centenas de módulos fotovoltaicos para gerar a energia que será comercializada para clientes em outros locais e distribuída por meio das linhas de transmissão e distribuição.

Esses projetos são construídos e operados sob as regras da GD, definidas inicialmente pelas Resoluções Normativas 482 e 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e, mais recentemente, pelo novo marco legal do segmento estabelecido pela Lei 14.300/2022.

As fazendas fotovoltaicas comercializam lotes de seus painéis solares para que, por meio deles, clientes possam gerar sua própria energia e reduzir o valor da conta de luz, sejam eles consumidores residenciais, empresas ou indústrias.

Esses projetos apresentam grande viabilidade no Brasil, país com altos índices anuais de radiação solar, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. 

Como funciona uma fazenda solar?

O funcionamento técnico de uma fazenda fotovoltaica é basicamente o mesmo que o de sistemas de energia solar residenciais.

Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Depois, o equipamento chamado inversor solar adapta a corrente elétrica da energia ao padrão utilizado pela rede para permitir o seu consumo.

Em projetos de autoconsumo local, como é o caso das residências com sistemas solares, a energia gerada já pode ser consumida pelo imóvel. Caso não haja demanda imediata, a energia é injetada na rede elétrica e utilizada pela distribuidora.

A cada mês, a distribuidora contabiliza a energia que foi fornecida pelos geradores conectados à sua rede e converte ela em créditos para esses consumidores.

Por sua vez, a energia gerada na fazenda solar é integralmente injetada na rede e convertida em créditos, os quais são divididos entre os participantes segundo a proporção de cada um e utilizados para abater o consumo de suas respectivas unidades.

O sistema de créditos é fruto da regulamentação da GD, com esses créditos, os consumidores conseguem abater o consumo feito da rede em momentos que o painel solar não atende seu imóvel, isto é, à noite ou em dias nublados e com chuva.

Ou seja, os consumidores que contratam lotes da fazenda solar não utilizam a sua energia, mas os créditos gerados por ela.

Esses projetos são enquadrados como geração compartilhada, modalidade na GD que permite a união de pessoas físicas ou jurídicas para compartilhamento da energia/créditos de um mesmo empreendimento.

placas solares sob o telhado de uma pequena residência na fazenda solar

Para que servem as fazendas solares?

As fazendas solares são ideais para conjuntos de consumidores que desejam ingressar no segmento de geração distribuída, mas não podem ou não querem instalar um sistema fotovoltaico próprio e optam pela geração compartilhada.

Dessa forma, é possível criar uma fazenda solar com um grupo de consumidores, de modo que cada um receba uma parcela da energia gerada de acordo com o investimento individual.

Existem também empresas que atuam nessa modalidade, construindo fazendas solares e comercializando lotes de seus painéis fotovoltaicos para pessoas e empresas.

O modelo de fazenda solar pela modalidade de geração compartilhada foi uma criação importante que ajudou a ampliar o uso da energia solar e, consequentemente, descentralizar e descarbonizar o setor elétrico do país.  

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar

Qual a diferença entre uma fazenda solar e uma usina solar?

As usinas solares, ao contrário de uma fazenda solar, não operam sob as regras da geração distribuída, sendo instalações de grande porte (muito acima de 3 MW) contratadas pelo governo em leilões de energia elétrica para comercialização aos consumidores atendidos pelas distribuidoras.   

A instalação de usinas solares exige vários hectares e costuma ser feita em regiões isoladas e áridas, que normalmente contam com grande incidência diária de radiação solar. 

Além dos projetos contratados em leilões, as usinas solares também são construídas por empresas inseridas no mercado livre de energia, seja para autoprodução ou comercialização da energia.

Como é construída uma fazenda solar?

Em primeiro lugar, o local de instalação deve ser escolhido com base no nível de insolação da região, que deve ser o melhor possível para garantir uma máxima eficiência da fazenda solar e uma produção elétrica suficiente para atender o consumo de todas as unidades consumidoras participantes.

Após a construção, a fazenda fotovoltaica deve ser conectada à rede elétrica para que a eletricidade gerada através da luz do sol seja injetada e disponibilizada para a distribuidora da região, a qual irá gerar os créditos energéticos e distribuí-los aos participantes conforme as cotas estipuladas.

Segundo as regras atuais da GD, os participantes da geração compartilhada podem utilizar os créditos para abater o consumo da sua unidade principal e outras que estejam em sua titularidade e atendidos pela mesma distribuidora. Créditos restantes continuam válidos por até 60 meses. 

Como comprar energia fotovoltaica de uma fazenda solar?

Para utilizar a energia solar fotovoltaica a partir de uma fazenda solar, basta comprar ou alugar um lote de fazenda solar e consumir a energia gerada.

Desta forma, sua distribuidora descontará da sua conta de luz a energia produzida por seu lote, gerando créditos energéticos suficientes para suprir o seu gasto com energia elétrica.

Portanto, ao final de cada mês, será feito um cálculo pela sua distribuidora sobre a diferença entre o consumo e seus créditos, descontando o valor pago com energia, o que poderá resultar em uma economia de até 95%.

Veja também: Como vender energia solar

fazenda solar vista por uma imagem panorâmica

Quem pode contratar lotes de uma Fazenda Solar?

Para que se torne financeiramente viável, os lotes da fazenda solar são comercializados para consumidores com contas de luz acima de R$ 3.000,00/mês, isto é, comércios, empresas e indústrias. 

Vantagens e desvantagens da fazenda solar

Investir no modelo de fazenda solar tem seus pontos positivos e negativos, saibam quais são eles:

Vantagens

Menor investimento: o valor de investimento em um lote de uma fazenda solar pode ser bem menor que o da instalação de um sistema próprio.

Praticidade: os geradores fotovoltaicos demandam uma manutenção periódica que, embora mínima, fica a cargo da empresa responsável pela fazenda solar e não dos participantes.

Desvantagens

Economia menor: quem opta pelo modelo de fazenda solar consegue uma boa redução na conta de luz, mas a qual não chega nos 95% obtidos por consumidores com sistemas fotovoltaicos próprios.

Payback mais longo ou inexistente: com a economia reduzida, o prazo para alcançar o retorno no investimento (payback) também é maior para quem compra um lote de fazenda solar. Já para quem aluga é inexistente.  

Custeio da rede: com a publicação do novo marco legal da GD no Brasil, a Lei 14.300/22, os futuros empreendimentos de geração compartilhada, dependendo da sua data de solicitação de acesso à rede, passarão a ter menor rentabilidade devido ao novo cálculo para valoração dos créditos, que considera os custos pelo uso da rede.

Produza a sua energia com o seu próprio gerador solar

Se você deseja economizar na conta de luz com energia solar, a opção mais vantajosa continua sendo a instalação de um sistema fotovoltaico próprio.

Com ele, além da economia de até 95% na conta de luz, você ainda consegue valorizar o seu imóvel e obter um retorno do investimento em cerca de 3 e 5 anos.

O Portal Solar tem o projeto ideal para a sua casa ou empresa. Acesse agora nosso mapa e localize empresas de energia solar próximas a você. Além disso, utilize nossa calculadora solar online para conhecer os detalhes do seu sistema e solicite um orçamento completo grátis.

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.