Portal Solar/Energia do petróleo: o que é, como é gerada, vantagens e desvantagens

Energia do petróleo: o que é, como é gerada, vantagens e desvantagens

A energia do petróleo é gerada pela queima de seus derivados, como gasolina, diesel e óleo combustível. Grande parte da matriz energética mundial ainda é composta por combustíveis fósseis. Apesar de serem economicamente mais atrativos no curto prazo, os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo, vêm causando diversos problemas ambientais graves. 

Enquanto isso, a energia solar mostra sinais de crescimento nos últimos anos. Por ser uma matriz energética limpa e eficiente, muitos países – incluindo o Brasil – têm começado a utilizar as matrizes solares como fonte de energia alternativa. 

ícone de uma máquina extratora de petróleo, um pequeno barril da cor preta e logo ao lado ícones que dão referências a energias sustentáveis

O que é o petróleo?

O petróleo é o principal tipo de combustível fóssil utilizado hoje no mundo. Em razão de sua origem, é considerado um material não renovável – ou melhor, sua recomposição na natureza acontece de forma muito lenta. Por isso, trata-se de um combustível extremamente disputado em todo o mundo e, até mesmo, motivo de conflito entre diversos países.

O petróleo é resultado da decomposição de diversos materiais ao longo de milhares de anos. Ele é encontrado em jazidas localizadas nas camadas mais profundas de oceanos, mares, lagos e, algumas vezes, também pode ser encontrado na terra.

A primeira descoberta de um poço de petróleo ocorreu em 1859, nos Estados Unidos. O responsável pela descoberta, Edwin Drake, também foi quem criou o primeiro sistema de extração da substância. Já no Brasil, o primeiro poço veio a ser encontrado em 1897, em São Paulo, e a primeira exploração comercial ocorreu só 80 anos depois, em 1939, na cidade de Salvador (Bahia).

O petróleo tem sua principal utilização como fonte de energia, gás e combustível. Além disso, o material também funciona como matéria-prima para a formação de outras substâncias, a partir do processo de refino. Veja alguns dos produtos que são derivados do petróleo:

  • Gasolina;
  • Óleo diesel;
  • Querosene;
  • Asfalto;
  • Parafina;
  • Nafta.

Embora haja esforços de governos para a diminuição da dependência desse elemento, o petróleo segue sendo o combustível mais utilizado. Entre seus principais pontos negativos, além do fato de ser um material não renovável, destaca-se também a grande emissão de poluentes à atmosfera que ocorre durante a sua queima. Falaremos melhor sobre as vantagens e desvantagens do petróleo mais abaixo.

uma pessoa com as suas mãos cheia de petróleo após ter mergulhado elas em um barril

O que é a energia solar?

Já a energia solar pode ser dividida em duas principais áreas, a fotovoltaica e a termossolar. A primeira delas utiliza a luz do sol como forma primária de geração de energia, por meio dos painéis fotovoltaicos. Já a termossolar – ou heliotérmica – utiliza o calor do sol para converter energia cinética em energia elétrica.

Exploração do petróleo

Por ser um material que se encontra em camadas muito profundas da Terra, a obtenção do petróleo é um processo complexo e composto por quatro etapas principais: prospecção, perfuração, extração e refino. Abaixo explicamos melhor como se caracteriza cada uma dessas fases.

1. Prospecção

Não é possível identificar a olho nu os locais onde há acúmulo de petróleo. Por isso, para que as jazidas sejam encontradas, profissionais utilizam equipamentos com tecnologia capaz de fazer a identificação da substância em camadas profundas. 

Entre os instrumentos mais utilizados para esse fim está o sismógrafo, aparelho que detecta os movimentos do solo, inclusive os gerados por ondas sísmicas, e, assim, consegue identificar a presença do petróleo. 

2. Perfuração

A segunda etapa da exploração do petróleo consiste na perfuração. Após a confirmação da existência de uma reserva petrolífera, perfurações são feitas para que seja desenvolvido o estudo da jazida. Nem sempre a existência do petróleo garante que a substância poderá ser extraída: algumas vezes, as condições da reserva ou mesmo dificuldades geográficas da região impedem a exploração do material.

3. Extração

Como é possível imaginar, não é fácil fazer a extração de um material que fica localizado em camadas tão profundas do solo. Por isso, o uso de materiais superpotentes e tecnologias de ponta é indispensável para uma exploração eficaz do material. Além de equipamentos capazes de perfurar as rochas, também são usadas bombas que fazem a sucção da substância. Como grande parte das reservas de petróleo se encontram abaixo de oceanos, é comum que grandes plataformas de exploração do material estejam em alto mar.

4. Refino

Depois de extraído, o petróleo passa pelo processo de refino, em que sua qualidade é melhorada e é feito o preparo do material de acordo com a finalidade que ele terá e o derivado que deverá ser gerado.

Em 2020, 88,4 milhões de barris de petróleo foram produzidos por dia em todo o mundo. No topo do ranking dos países com maior produção, encontram-se os Estados Unidos, Arábia Saudita, Rússia, Canadá e Iraque. O Brasil aparece na 9ª colocação da lista e detém 3% de toda a produção mundial. Os dados são do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Como funciona a geração de energia pelo petróleo?

O petróleo se transforma em energia após ser retirado dos poços produtores juntamente com água e gás. Após a separação desses fluidos, o petróleo é enviado diretamente para refinarias, onde é processado e transformado em produtos como gasolina, diesel, óleo combustível e querosene. 

A geração de energia do petróleo é feita a partir da queima desses derivados em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna. O vapor gerado pela queima movimenta turbinas que, por sua vez, iniciam a produção de energia elétrica.

O petróleo funciona como uma importante matriz energética em vários países do mundo, como Estados Unidos, México, Japão, Arábia Saudita e China. No Brasil, no entanto, a geração de eletricidade a partir de derivados de petróleo não é tão expressiva em razão da predominância da energia hídrica, advinda das usinas hidrelétricas.

Devido à alta concentração de carbono em sua composição, a queima do petróleo libera gases poluentes na atmosfera, como o CO2, contribuindo para a destruição da camada de ozônio e o aumento do efeito estufa.

Como funciona a energia solar?

A energia solar utiliza a luz do sol ou o calor irradiado para geração de energia. 

Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em telhados ou no chão, sendo mais utilizados para geração de energia residencial ou em edifícios comerciais. A energia fotovoltaica utiliza apenas a luz solar, e não o seu calor. 

Enquanto isso, a energia heliotérmica utiliza a reflexão da luz solar para gerar calor. Esse calor é concentrado em um ponto específico por meio de superfícies refletoras, gerando o aquecimento de um líquido. 

Esse líquido, então, gera o vapor que movimenta turbinas ligadas aos geradores. Pode-se dizer, portanto, que a energia heliotérmica converte energia cinética em energia solar.

Vantagens e desvantagens do petróleo e da energia solar

Ambas as matrizes energéticas, renováveis ou não, são eficientes na geração de energia. Existem, é claro, pontos positivos e negativos em cada uma delas. Falaremos em maiores detalhes a seguir.

Vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar é totalmente sustentável e limpa, não gerando nenhum tipo de poluição, nem mesmo sonora. No Brasil, esse é um tipo de geração de energia muito vantajosa, já que o país está na Linha do Equador e conta com amplo suprimento de radiação solar em seu território.

Além disso, o custo de manutenção é bastante reduzido, já que não há desgastes mecânicos, o que também aumenta a vida útil do sistema e otimiza o valor investido. 

A instalação de sistemas fotovoltaicos, principalmente os residenciais, também é descomplicada e toda a energia gerada está pronta para uso de maneira imediata. 

Dentre as desvantagens podemos destacar a limitação na produção de energia durante dias chuvosos e nublados. Além disso, o custo inicial para a instalação pode ser elevado, devido à natureza tecnológica dos equipamentos.

Vantagens e desvantagens do petróleo

plataforma de petróleo marítima no meio do mar

Assim como todas as fontes primárias de energia existentes hoje no mundo, o uso do petróleo também apresenta suas vantagens e desvantagens a serem consideradas. 

Entre as principais vantagens existentes, podemos citar a sua versatilidade e possibilidade de uso para a produção de centenas de subprodutos, a alta disponibilidade ao redor do mundo, a alta densidade de energia e o refino fácil de ser feito. 

Já entre as desvantagens, destacam-se a grande emissão de gases poluentes, o que contribui para o efeito estufa durante sua queima, e a poluição da água, que é causada por acidentes em que o petróleo vai parar nos mares e oceanos.

Também podemos citar o fato dele ser motivo de diversos conflitos geopolíticos ao redor do mundo, além da finitude de suas reservas, já que o petróleo demora milhões de anos para se recompor.

Energia solar ou petróleo?

O petróleo ainda pode ter bastante força na matriz energética mundial, mas pesquisas sugerem que a energia solar tem ganhado força. 

Segundo dados publicados pela International Energy Agency (IEA), em 2015, a energia solar foi a matriz que apresentou mais crescimento, acumulando 49% de capacidade todos os anos, durante uma década. 

Além disso, a preocupação com a sustentabilidade da produção energética já condena, há muitos anos, a queima de combustíveis fósseis. Isso pode ser observado nos diversos tratados internacionais para diminuição da emissão de carbono. 

Tais dados, portanto, apontam para um forte tendência na adoção de fontes de energia mais limpas e renováveis. Por isso, a energia solar deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos, deixando para trás o petróleo.

Leia também: Quais são os tipos de energia

Portal Solar - A marca líder em energia solar.

Somos a marca líder em energia solar no Brasil. Solicite um orçamento gratuito e reduza a sua conta de luz em até 90%. Encontre a unidade mais próxima de você e comece a economizar agora!

Certificações

Certificação AbsolarProjetistas Nível AAMelhores Franquias do Brasil 2023

Financiamento

Banco BV

Apoio

Absolar AssociadoABF

Redes Sociais

WhatsAppYouTubeFacebookInstagramLinkedIn

Assine nossa newsletter

Central de Relacionamento

TelefoneSão Paulo e outras capitais

(11) 4000-1948

Telefone e WhatsAppDemais cidades

(11) 5090-5560

E-mail

contato@portalsolar.com.br

Onde estamos

Av Roque Petroni 999, Jardim das Acácias, São Paulo - SP. 04707-910

Portal Solar © 2014-2024. Todos os direitos reservados.