Energia solar traz economia a sistema de irrigação
A aposta de transformar luz solar em energia elétrica é visto como um dos caminhos mais promissores em relação a geração de energia sustentável. A energia solar é uma fonte alternativa, limpa, renovável e inesgotável, capaz de reduzir os efeitos indesejáveis dos combustíveis fósseis. A ideia de utilizar placa solar no sistema de irrigação traz como vantagens, a sustentabilidade e a redução de custos por meio da economia de água utilizada. No caso do custo da energia elétrica, a redução pode chegar até 90%, relacionados aos sistemas de automação e irrigação, pois o produtor passa a gerar sua própria energia.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O uso de energia solar fotovoltaica para automação de sistemas de irrigação de produtores, traz diversos benefícios, principalmente em locais onde não chega energia elétrica. Esses sistemas controlam o uso da energia e da água, a aplicação de produtos químicos e além disso, reduzem a necessidade de mão-de-obra. Esse controle, ao contrário do manejo manual, evita problemas como irrigação excessiva do solo que pode ocasionar uma irrigação deficiente.
A Agrishow apresentou soluções de pivôs funcionando 24 horas na fazenda sem estarem conectados à energia elétrica e novas tecnologias para controle e gestão do processo para empresas fabricantes de equipamentos de irrigação. O sistema integrado, que envolve energia gerada por placa solar quando há luz do sol e por biomassa nos períodos sem luz, está sendo desenvolvida pela Fockink, empresa gaúcha. Os primeiros equipamentos integrados devem ser instalados no segundo semestre em fazendas do Mato Grosso, e de acordo com o gerente de marketing, Oscar Strucker, geram uma economia de 50% em energia.
Outro exemplo foi a da Valmont Brasil, que apresentou um sistema de irrigação movido a energia solar, alimentado através de placas instaladas na propriedade. O sistema solar fotovoltaico pode ser tranquilamente aplicado nessas áreas para suprir a demanda de energia e permitir que produtores tenham acesso a sistemas modernos de irrigação permitindo que o agricultor intensifique a qualidade de sua produção.
Muitos projetos tradicionais de irrigação possuem um alto custo de manutenção por conta do bombeamento de água que de maneira convencional utiliza energia elétrica para o total funcionamento. Com isso, os produtores rurais estão optando por adotar em suas propriedades sistemas de irrigação por energia solar para poder aproveitar a alta incidência dos raios solares e baixo custo da manutenção.
A energia solar na agricultura tem alcançado um papel importante para a redução do impacto ambiental pelo mundo. Ultimamente, os painéis fotovoltaicos tiveram uma queda de preço, o que motiva um investimento crescente na escolha deste tipo de sistema. A energia solar chama atenção pelo potencial econômico, eficaz e sustentável.
Uma fazenda brasileira de erva-mate se tornou 100% sustentável através da energia solar. Veja as perspectivas e números do mercado referente a geração de energia solar distribuída no Brasil e acompanhe o crescimento do setor! Para saber mais sobre placa solar, energia solar fotovoltaica e bateria de lítio, continue navegando no Portal Solar e não perca nenhuma novidade e informação sobre energia solar.