Energia solar on-grid ou off-grid? Qual devo escolher?
Na hora de escolher o sistema fotovoltaico que mais se adequa às necessidades de sua residência ou estabelecimento, é possível que você tenha se deparado com esses dois termos: on-grid e off-grid.
Mas, afinal, o que eles significam para aqueles interessados em produzir sua própria energia solar? Quais as suas vantagens e desvantagens? Nos próximos tópicos falaremos em detalhes sobre as diferenças entre esses dois sistemas e onde eles podem ser melhor aplicados. Entenda abaixo!
O que é um sistema de energia solar on-grid?
Sistema de energia solar on-grid é o sistema que está ligado à rede pública de geração de energia. Sua principal vantagem é a liberdade e a segurança que esse modelo proporciona.
Em momentos nos quais a produção de energia está em baixa, o sistema estará pronto para utilizar rede proveniente da distribuidora e, em momentos em que a produção é maior do que a capacidade de utilização, o excedente é repassado para a rede pública, retornando em forma de créditos para os usuários.
Por não precisar da ação de baterias, os sistemas on-grid também costumam ter um valor de investimento menor.
Como funciona o sistema on-grid?
Um sistema on-grid funciona permitindo que os proprietários aproveitem os benefícios da energia solar enquanto permanecem conectados à rede de distribuição. Isso garante um suprimento estável de eletricidade, mesmo quando a produção de energia solar é insuficiente, pois a rede fornece energia complementar sempre que necessário.
Os painéis solares são instalados no telhado ou em outra área com exposição solar adequada. Esses painéis convertem a luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.
A eletricidade gerada pelos painéis solares é inicialmente em corrente contínua (CC). O inversor solar converte essa corrente contínua em corrente alternada (CA), que é a forma de eletricidade usada nas casas e empresas.
Um medidor bidirecional é instalado para medir a quantidade de eletricidade consumida pela casa ou empresa e a quantidade de eletricidade gerada pelos painéis solares que é injetada na rede. Esse medidor registra a troca de energia entre a instalação solar e a rede.
Quando os painéis solares geram mais eletricidade do que está sendo consumida, o excesso é injetado na rede elétrica. Quando a demanda por eletricidade na instalação é maior do que a quantidade gerada pelos painéis solares, a eletricidade é adquirida da rede pública.
No Brasil e em alguns outros países, existe o sistema de créditos de energia, também conhecido como net metering. Se a instalação gera mais eletricidade do que consome, os créditos são acumulados. Esses créditos podem ser abatidos da conta de luz, gerando economia para o consumidor.
O que é um sistema fotovoltaico off-grid?
O sistema de energia solar off-grid é o sistema que não está conectado a uma rede de distribuição. Ou seja, ele utiliza baterias próprias.
Essas baterias são responsáveis por armazenar qualquer energia excedente produzida, alimentando o sistema nos momentos em que a produção está mais baixa.
Esse tipo de sistema oferece a independência total da rede de distribuição, sendo ideal para lugares remotos, que não têm acesso à alimentação elétrica por outras vias, ou mesmo para aqueles que desejam maximizar a economia na conta de luz.
Apesar de representar um custo inicial maior, devido à instalação das baterias, esse tipo de sistema oferece também o maior grau de economia.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Como funciona o sistema off-grid?
Seu funcionamento é completamente autônomo, abastecendo todos os componentes elétricos dentro da residência, ou estabelecimento, utilizando as baterias e a geração de energia fotovoltaica.
Em vários sentidos, seu funcionamento acontece de maneira semelhante ao sistema on-grid. Entenda melhor abaixo:
- A captação da energia solar é realizada por meio dos painéis fotovoltaicos;
- A corrente contínua é transformada em corrente alternada por meio do inversor solar e utilizada normalmente;
- Toda energia excedente é armazenada nas baterias, que contam com um controlador de carga para a proteção do equipamento;
- Durante a noite, ou em dias chuvosos e nublados, as baterias alimentam os equipamentos elétricos normalmente, como a rede de distribuição faria.
Qual a diferença entre o sistema de energia solar on-grid e off-grid?
Percebe-se, portanto, que a maior diferença entre os sistemas on-grid e off -grid está na maneira como armazenam energia excedente, além da fonte de energia alternativa em casos de baixa produção de energia solar.
Enquanto o sistema on-grid depende da rede de distribuição, que fornece créditos pela energia excedente, o off-grid utiliza-se de baterias para manter o uso de equipamentos elétricos mesmo em períodos de menor produção.
Vantagens e desvantagens dos sistemas on-grid e off-grid
Ambos os sistemas off e on-grid têm suas vantagens e desvantagens.
O sistema on-grid, por exemplo, tem até 30% a mais de eficiência, além de permitir o acúmulo de créditos na rede de distribuição, mas, por outro lado, não conta com um sistema de armazenamento independente, sendo obrigatória a sua conexão à rede pública.
Isso quer dizer que, em casos de falha de abastecimento por parte da distribuidora, sistemas de energia solar on-grid também são afetados se estiverem utilizando o serviço.
Enquanto isso, no sistema off grid, isso não é problema. Já que não conta com nenhuma ligação com a rede pública, sistemas como esse estão alheios às falhas de distribuição e contam com alimentação contínua, que é proveniente das baterias.
Apesar disso, seu custo inicial é mais elevado, afinal, as baterias são equipamentos de alta sofisticação tecnológica e sua instalação responde por boa parte do investimento.
Veja também quais são as vantagens e desvantagens da energia solar
Benefícios da energia solar
A adoção de energia solar oferece uma série de benefícios significativos para consumidores. Entre eles, podemos citar:
- A geração de eletricidade a partir de sistemas de energia solar pode reduzir em até 90% o valor da conta de luz.
- O investimento em sistemas fotovoltaicos tem um tempo de retorno relativamente curto. Após um período de poucos anos, os proprietários começam a colher os benefícios financeiros do investimento.
- A instalação de um sistema solar pode aumentar o valor de revenda de uma propriedade.
- A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, não produzindo emissões de gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos durante a geração de eletricidade.
Lei que organiza a utilização de créditos no sistema on-grid
O sistema de compensação de energia elétrica (SCEE) foi originalmente estabelecido no Brasil através da Resolução Normativa 482 de 2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa regulação foi atualizada em 2015, por meio da Resolução Normativa 687.
Em janeiro de 2022, foi sancionada a Lei 14.300, que estabeleceu o Marco Legal da Geração Distribuída. Desde então, é essa legislação que disciplina as regras de uso dos sistemas on grid e do uso dos créditos de energia.
A Lei 14.300 promove o estabelecimento de compensações pelo uso da infraestrutura da rede elétrica. Apesar dessa tarifa, que consiste no abatimento de um percentual dos créditos de energia, o uso da energia solar segue bastante vantajoso no Brasil, especialmente em função do aumento das tarifas de energia elétrica e da redução dos custos dos equipamentos fotovoltaicos.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o kit de energia solar
Qual escolher? Energia solar on-grid ou off-grid?
Hipoteticamente, um consumidor pode escolher se tornar autossuficiente por meio de um sistema off-grid e deixar de contratar o serviço público de fornecimento de energia. Não existe nenhuma lei que impeça essa opção. Porém, além de impedir qualquer forma de fornecimento externo de eletricidade, esse modelo não é economicamente vantajoso.
A instalação off-grid é mais adequada para regiões isoladas, como áreas rurais ou comunidades não atendidas pelo sistema elétrico. Nos demais casos, é mais viável economicamente fazer uso do sistema on-grid, com a rede elétrica servindo de apoio em momentos de ausência de geração do painel solar, especialmente durante a noite.
Porém, existe a possibilidade do consumidor fazer uso de um sistema híbrido, que permite que o gerador solar siga abastecendo o imóvel em caso de queda no fornecimento de energia elétrica. Esse sistema conta com um inversor híbrido, capaz de converter a instalação de on para off-grid automaticamente. Esse tipo de sistema também pode fazer uso de baterias de back-up de energia.
Para fazer a melhor escolha entre os dois tipos de sistema de geração de energia fotovoltaica, é importante ter um entendimento profundo de suas necessidades e expectativas quanto à geração de eletricidade.
Se você deseja mais comodidade e um investimento inicial menor, o sistema on-grid pode ser a melhor opção. Por outro lado, se a instalação será feita em localidade remota e você deseja máxima independência, o sistema off-grid pode ser uma escolha mais acertada.
Veja mais: Kit de energia solar | Como funciona a corrente alternada