Energia Solar na Bahia
Você sabia que a energia solar fotovoltaica na Bahia é amplamente utilizada? O estado conta com a liderança em geração de energia solar, principalmente nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Salvador, Guanambi e Itaguaçu da Bahia. Neste artigo você aprenderá como gerar energia solar na Bahia, retorno em investimento, além de conhecer empresas e usinas solares do estado.
Você sabia que a energia solar fotovoltaica é amplamente utilizada na Bahia? O estado baiano detém a liderança em geração de energia solar. Neste artigo, você entenderá como ocorre a geração de energia solar na Bahia.
Se você mora no Nordeste ou pensa em se mudar para outra cidade, saiba que a energia solar fotovoltaica na Bahia é amplamente utilizada. O estado é muito engajado na geração de energia solar, principalmente nos municípios de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Salvador, Guanambi e Itaguaçu da Bahia.
Panorama da energia solar fotovoltaica na Bahia
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o panorama de energia solar no estado conta com 25% dos parques solares do Brasil, tornando-se líder nacional em geração de energia solar no País.
Potencial de energia solar na Bahia
Como o estado da Bahia possui uma alta incidência solar devido à sua latitude, seu clima tropical é predominante com temperaturas elevadas, ultrapassando os 30 °C em sua média anual. Portanto, a Bahia oferece o maior número de dias ensolarados do ano, tornando os níveis de radiação solar maiores em relação a outros estados, já que contribuem para a geração de energia em 25 parques solares, com 24 já em operação, que são capazes de produzir 636 MWh.
Ainda assim, um dos maiores parques solares do Brasil está localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Ele possui mais de 500 mil painéis fotovoltaicos, gerando energia suficiente para atender ao consumo de 166 mil casas por um ano. Além disso, o número de usinas não para de crescer, como em Barreiras, que produzirá 95 MWh.
Sistemas de energia solar na Bahia
Os sistemas de energia solar fotovoltaica na Bahia possuem um diferencial, pois seus índices de radiação solar são maiores. Em vista disso, a geração de energia elétrica a partir da luz solar ocorre de modo mais rápido e eficiente, o que gera um excedente. Mas não é preciso se preocupar! O excedente de energia gera créditos energéticos, que possuem validade de 60 meses, sendo utilizados automaticamente quando a energia gerada é menor do que a consumida, por exemplo, em um dia chuvoso.
Portanto, ao utilizar um sistema on grid conectado à rede, você poderá produzir toda energia solar necessária, e o excesso de seu consumo irá para a rede da distribuidora. Logo, será possível obter um retorno em créditos para economizar ainda mais no valor de sua conta de luz.
Usinas solares na Bahia
As usinas de energia solar da Bahia contam com 316 MW, divididos entre as 11 usinas em funcionamento, além de registrar uma geração média de 22,8 MW médios, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A existência de parques e usinas solares na Bahia oferece diversos benefícios à agricultura, às indústrias, aos prédios comerciais e ao setor público, além de contribuir para a geração de empregos. Conheça as principais usinas da região:
- Usina solar Ituverava - Tabocas do Brejo Velho, BA - 196 MW;
- Complexo fotovoltaico São Pedro - Bom Jesus da Lapa, BA - 158 MW;
- Usina solar Bom Jesus da Lapa - Bom Jesus da Lapa, BA - 80 MW;
- Usina solar flutuante - Sobradinho, BA - 1 MW.
Usina solar Ituverava em Tabocas do Brejo Velho, Bahia
A usina solar Ituverava já totaliza uma capacidade de, aproximadamente, 200 MW gerados, bem como uma produção anual de energia de 500 GWh. Sua estrutura está delimitada a 516 hectares (ou 5,16 km²), sendo possível mensurar seu tamanho comparando-a com, aproximadamente, três usinas nucleares de Angra dos Reis.
Sendo considerada a maior quantidade de energia solar da América Latina, a usina solar Ituverava está localizada na cidade de Tabocas do Brejo Velho, no estado da Bahia, possibilitando o fornecimento para uma demanda constante de energia elétrica no País que, segundo estimativas, será ampliada para uma taxa média de 4% neste ano.
Complexo fotovoltaico São Pedro em Bom Jesus da Lapa, Bahia
O complexo fotovoltaico São Pedro, em Bom Jesus da Lapa, conta com a capacidade de geração de até 158 MW. Localizadas no estado da Bahia, as usinas solares são implementadas por meio de 204 mil painéis solares em uma área de 150 hectares, o que equivale a 210 campos de futebol. Portanto, o complexo poderá gerar, aproximadamente, 340 GWh por ano, o suficiente para o abastecimento energético de 166 mil residências, contribuindo também para o fim da emissão de, pelo menos, 198 mil toneladas de CO2.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Usina solar Bom Jesus da Lapa em Bom Jesus da Lapa, Bahia
Localizada no complexo fotovoltaico São Pedro, na Bahia, a usina solar Bom Jesus da Lapa possui uma capacidade de instalação de 80 MW.
Usina solar flutuante em Sobradinho, Bahia
Instalada no reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, a usina solar fotovoltaica flutuante tem como finalidade converter a luz solar em energia elétrica. Pensando nisso, o empreendimento dispõe de uma área represada do rio São Francisco, gerando até 1 megawatt-pico (MWp) de energia.
Ainda assim, ela possui cerca de 3.792 painéis solares instalados em uma área de 11 mil m², sendo fixados ao fundo do lago por meio de cabos, com equipamentos próprios para suportar o peso dos painéis e dos profissionais que desenvolvem sua implementação e manutenção.
Como gerar energia solar fotovoltaica na Bahia
Assim como os demais sistemas de energia solar fotovoltaicos, a geração de eletricidade na Bahia funciona a partir de um conjunto de materiais, a fim de captar a luz solar e convertê-la em energia elétrica. Dessa forma, os painéis solares são responsáveis por captar os raios solares e transferi-los para o inversor solar por meio das células fotovoltaicas.
Além disso, os sistemas, na maioria das vezes, on grid, contam com o auxílio da distribuidora Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) na rede elétrica para alimentar os aparelhos eletrônicos dos imóveis.
Preço de placas solares na Bahia
O preço de placas solares na Bahia varia de acordo com a área de instalação e tamanho do projeto, porém podemos estimar um custo de R$ 14.300 para a instalação de painéis solares em um imóvel, com base na qualidade dos materiais, mão de obra e dimensionamento.
Projeto de energia solar Coelba
Sendo distribuidora da Neoenergia Solar, o projeto de energia solar Coelba oferece descontos na aquisição de placas solares para consumidores que desejam gerar parte da própria energia que consomem. Isso significa que, com o incentivo do abatimento de 50% na compra de sistemas fotovoltaicos, o cliente também estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, visto que o projeto estimula a utilização de uma das principais fontes de energia renovável e limpa, a solar.
Essa iniciativa por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), poderá atender até 700 clientes em residências da Bahia este ano. Para participar, basta acessar o site da Neoenergia Solar e consultar o desconto disponibilizado em lotes. Sendo assim, no primeiro lote, serão distribuídos 150 sistemas fotovoltaicos, com desconto para clientes da Coelba. Posteriormente, as novas datas serão divulgadas pela distribuidora.
Consultando a página, é possível visualizar o detalhamento e o regulamento do projeto, bem como suas especificações, municípios contemplados (Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Praia do Forte, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz) e seus critérios. Além disso, o consumidor que desejar adquirir o sistema com desconto, deverá estar adimplente com a concessionária e possuir um consumo médio mensal de, no mínimo, 350 kWh nos últimos 12 meses.
Retorno do investimento para instalação de energia solar na Bahia
Como destacamos anteriormente, a Bahia possui uma enorme incidência solar, sendo um dos estados com mais dias de sol do Brasil. Portanto, a alta radiação solar, por si só, oferece um alto retorno sobre investimento por meio da instalação de energia solar, visto que um sistema residencial se paga em, aproximadamente, 3 anos, segundo a Comerc.
No entanto, o tempo de payback (retorno do investimento) de um estabelecimento comercial é maior, sendo quitado em uma média de 6 anos. Contudo, torna-se muito viável em relação à sua vida útil, que pode ultrapassar 25 anos.
Empresas de energia solar na Bahia
No Portal Solar, é possível encontrar as principais empresas de energia solar verificadas, como as de cidades da Bahia. Ao acessar o Mapa de Empresas, encontra-se algumas com o número de projetos verificados e kWp instalados. Confira as principais cidades com empresas de energia solar do estado:
- Salvador;
- Feira de Santana;
- Vitória da Conquista;
- Itabuna;
- Juazeiro;
- Lauro de Freitas;
- Ilhéus;
- Teixeira de Freitas;
- Barreiras;
- Alagoinhas;
- Porto Seguro.
Encontre a empresa de energia solar mais próxima de você
O Portal Solar, maior portal de energia solar do Brasil, ajuda a encontrar as melhores soluções do mercado. Aqui, é possível encontrar milhares de instaladores e de empresas de energia solar espalhados pelo Brasil, prontos para realizar atendimentos de qualidade. Basta, apenas, acessar o Mapa de Empresas para encontrá-los.
Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do projeto, é possível acessar o Simulador Solar de forma gratuita. Faça já a simulação e comece a produzir energia solar em sua residência, comércio ou indústria.
Conheça nosso financiamento para energia solar
Veja também: Energia hidrelétrica vantagens e desvantagens | Kit energia solar