Energia Solar no Rio Grande do Norte
Os raios solares, além de gerarem calor e luz natural, também contribuem para a larga produção de energia solar no Rio Grande do Norte. Com um acréscimo de 175% no ano de 2019 segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração de energia fotovoltaica configura-se como um dos maiores investimentos no estado, que alcança a marca de 61 MW de potência instalada.
Por esse motivo, a seguir, você encontrará diversas informações sobre os benefícios do uso dessa tecnologia, como o potencial de energia solar no Rio Grande do Norte, seus sistemas e usinas solares, preços de instalação das placas solares, retorno sobre o investimento e empresas de energia solar na região.
Potencial de energia solar no Rio Grande do Norte
Sendo considerado um dos estados que possui maior incidência solar devido à sua proximidade com a linha do Equador, o Rio Grande do Norte conta com níveis anuais de irradiação que atingem 18 MJ/m² ao dia segundo o Atlas Solarimétrico do Brasil, o que, certamente, aumenta a eficiência dos painéis solares.
Dessa forma, por ser considerado um bom investimento, de acordo com a Aneel, por volta de 56,3% das cidades do território potiguar contam com sistemas fotovoltaicos. Isso faz com que o Rio Grande do Norte seja um dos maiores estados do nordeste em relação à utilização de energia solar, ficando atrás apenas do Ceará e de Pernambuco.
Sistemas de energia solar no Rio Grande do Norte
Até 2019, os sistemas de energia solar no Rio Grande do Norte chegavam a 1.986, divididos entre instalações residenciais, comerciais, industriais, rurais e, até mesmo, serviços públicos, totalizando 28.264,62 kW de potência instalada.
O funcionamento do sistema acontece da seguinte forma: a captação da luminosidade é feita por meio das placas fotovoltaicas, instaladas sobre o telhado dos imóveis. A energia solar captada é enviada para o inversor fotovoltaico, que realiza a conversão de corrente contínua em alternada para alimentar os equipamentos eletrônicos que estão na rede da distribuidora.
Com sua utilização, é possível gerar energia limpa, gratuita e renovável, que contribui para a diminuição dos impactos ambientais, bem como a economia no valor da conta de luz. Além disso, quando a energia gerada for superior à consumida, o consumidor pode gerar créditos energéticos, cuja validade estende-se por até 60 meses, para utilização em dias de chuva ou períodos noturnos.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Usinas solares no Rio Grande do Norte
Contribuindo para a diminuição dos impactos ambientais, o Rio Grande do Norte conta com mais de mil usinas fotovoltaicas, entre micro e minigeração de energia, instaladas. A construção dessas usinas possibilita a produção de 15 MW de potência, principalmente em municípios como Caicó e Mossoró.
Além disso, esses investimentos poderão permitir a geração de diversos empregos e novas oportunidades de negócio que contribuirão para a economia do estado, além de facilitar a composição de uma matriz elétrica mais diversificada.
Preço de placas solares no Rio Grande do Norte
O preço para a instalação de placas solares no Rio Grande do Norte varia de acordo com a área de instalação, tamanho do imóvel, consumo médio de energia mensal, bem como a eficiência indicada nos equipamentos utilizados. Entretanto, o valor da mão de obra e equipamentos utilizados pode ser estimado em uma média de R$ 15 mil para residências, possibilitando uma economia de até 95% no valor da conta de luz.
Retorno de investimento para instalação de energia solar no Rio Grande do Norte
Devido ao índice de irradiação solar favorável, o retorno sobre o investimento para um sistema fotovoltaico residencial no Rio Grande do Norte pode ser gerado entre 3 e 4 anos. Já para um sistema fotovoltaico comercial, a média do payback é de 6,39 anos. Considerando que a sua vida útil de 25 anos, o investimento caracteriza-se por ser extremamente vantajoso.
Empresas de energia solar no Rio Grande do Norte
No Portal Solar, é possível encontrar as principais empresas de energia solar verificadas, como as de cidades do Rio Grande do Norte, ao acessar o Mapa de Empresas. A ferramenta ainda conta com dados como o número de projetos verificados e kWp instalados. Confira as principais cidades com empresa de energia solar do estado:
Mais sobre empresas de energia solar em cada região
Acessando o Portal Solar, é possível encontrar as melhores soluções no mercado, seja no Rio Grande do Norte ou em outras localidades do Brasil. São milhares de empresas de energia solar e de instaladores prontos para realizar a instalação de seu sistema fotovoltaico. Basta acessar o Mapa de Empresas.
Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do projeto, é possível acessar o Simulador Solar de forma gratuita. Após a simulação, é simples começar a produzir energia solar em residências, comércios ou indústrias.