Energia Solar no Distrito Federal
Como solução para a variação no valor das contas de luz, a energia solar no Distrito Federal tem sido cada vez mais explorada, uma vez que parte da população começou a produzir sua própria eletricidade com o auxílio de sistemas fotovoltaicos de modo seguro, limpo e renovável.
Para saber um pouco mais sobre o potencial energético do Distrito Federal, bem como a implantação de sistemas e usinas solares, preço de instalação das placas solares, payback (retorno sobre o investimento) e empresas qualificadas da região, basta acompanhar o artigo a seguir.
Panorama da energia solar fotovoltaica no Distrito Federal
A capital de Brasília, atualmente, é considerada um dos polos de alcance de energia solar mais promissores devido à sua localização na região centro-oeste. Por ser provido de sol em grande parte do ano, o estado apresenta clima tropical com período de estiagem entre o mês de maio e setembro, com altas taxas de irradiação solar, totalizando uma média de 247,52 horas de sol por mês.
Potencial de energia solar no Distrito Federal
O Distrito Federal conta com um dos maiores potenciais fotovoltaicos em decorrência de sua localização na região centro-oeste do Brasil, que proporciona uma maior incidência anual de energia solar. Seus resultados atingem uma média de 5,2Wh/m² de irradiação solar e, em um comparativo, a Alemanha, com 5% de geração fotovoltaica, chega a 2,7Wh/m², enquanto no Brasil, 0,01% de sua energia alternativa é gerada por meio das placas solares.
Sistemas de energia solar no Distrito Federal
A energia solar no Distrito Federal é gerada a partir de sistemas fotovoltaicos que produzem energia limpa e renovável por meio dos painéis solares, que captam a luz do sol no telhado dos imóveis e realizam a conversão de corrente contínua para corrente alternada com o auxílio do inversor solar. Dessa forma, a luz do sol é transformada diretamente em eletricidade, sendo capaz de alimentar aparelhos domésticos e equipamentos eletrônicos que são utilizados no dia a dia.
Além disso, quando a energia gerada é maior do que a consumida, são gerados créditos energéticos, que facilitam o uso de energia em períodos noturnos ou em dias de chuva, em que não há luminosidade, com validade de 60 meses.
Usinas solares no Distrito Federal
No território do Distrito Federal, as usinas solares fotovoltaicas contribuem para o desenvolvimento energético e econômico da capital. Sendo assim, a sua construção possibilita o abastecimento de milhares de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias da região, bem como a geração de inúmeros empregos diretos ou indiretos.
Entre as principais usinas fotovoltaicas, destaca-se a usina de uma startup japonesa, estando localizada no núcleo rural Capão Seco, em Paranoá. Além de possuir a capacidade de geração de 1,04 MW por mês, podendo abastecer 350 residências, a estimativa é de que a usina atinja, aproximadamente, 20 MW por mês e abasteça mais de 7 mil unidades consumidoras posteriormente.
Há, também, o Complexo Solar Jequitibá, localizado na região de Ceilândia, que foi inaugurado pela companhia telefônica Claro. Seu complexo possui 5 MW de capacidade, suficientes para suprir 340 estruturas da telefonia na região, contando com estabelecimentos comerciais e prédios.
Além disso, foi inaugurada, no final de 2019, pelo Governo do Distrito Federal, uma usina solar em São Sebastião com o objetivo de atender às demandas da cidade. A usina PO Energy possui capacidade de 1,5 milhão de kW/hora ao ano para o abastecimento de 2,8 mil residências populares.
Preço de instalação das placas solares no Distrito Federal
O preço médio da instalação de placas solares no Distrito Federal, incluindo equipamentos utilizados e mão de obra, é de cerca de R$ 18 mil. É preciso ressaltar, no entanto, que o custo para a implementação de um sistema fotovoltaico irá depender do valor da conta de luz do imóvel e sua área de instalação.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Retorno do investimento para instalação de energia solar no Distrito Federal
Devido ao seu grande potencial energético, um sistema fotovoltaico instalado em uma residência pode ser pago em 3 a 4 anos. Assim, o tempo de retorno do investimento em energia solar no Distrito Federal é um dos mais favoráveis entre as capitais brasileiras.
Já para um estabelecimento comercial, o payback da região é considerado o quarto melhor no ranking nacional, sendo pago em até 4 anos e meio. Ainda assim, esse é um investimento positivo, considerando-se a vida útil do sistema fotovoltaico, que é superior a 25 anos.
Empresas de energia solar no Distrito Federal
No Portal Solar, é possível encontrar as principais empresas de energia solar verificadas, como as do Distrito Federal. Ao acessar o Mapa de Empresas, podem ser encontradas algumas empresas que possuem o número de projetos verificados e kWp instalados, como em:
Encontrar a empresa de energia solar mais próxima
Ao acessar o site do primeiro e maior portal de energia solar do Brasil, é possível encontrar milhares de instaladores e de empresas de energia solar espalhados pelo país, prontos para realizar atendimentos de qualidade. Acessando o Mapa de Empresas, é fácil localizá-las.
Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do projeto, é possível acessar o Simulador Solar de forma gratuita. Fazer a simulação é simples e eficaz para começar a produzir energia solar em residências, comércio ou indústria.