Energia Solar Fotovoltaica na China
A energia solar na China é responsável por um dos maiores índices de mudanças com a nova solução energética, tendo em vista que o país estabeleceu o compromisso de utilizar 35% de combustíveis não fósseis em sua matriz elétrica para que o meio ambiente não seja comprometido, tornando-se um dos principais produtores de energia solar do mundo.
Por isso, neste artigo do blog falaremos sobre a atual situação da energia solar fotovoltaica, tanto residencial quanto para empreendimentos na China, além de usinas solares e fabricantes de painéis solares chineses.
Leia também: Mercado de energia solar
A situação da energia solar fotovoltaica na China
Desde 2017, a China é apontada como o maior consumidor mundial de energia solar fotovoltaica, com 130 GW de capacidade instalada, de acordo com a revista Nature Energy. Dito isso, estima-se que até 2030 sua capacidade fotovoltaica atinja 400 GW, estimulando 10% da produção de energia primária.
Além disso, os chineses contam com mais de 400 empresas de energia solar em operação atualmente, destacando-se as marcas Suntech e Yingli. E, por conta de seu rápido crescimento, os custos de aquisição de sistemas fotovoltaicos estão cada vez mais baixos, garantindo o melhor desenvolvimento do mercado de energia solar.
Os custos de energia solar na China, portanto, são mais baratos em relação aos da energia elétrica. Ainda assim, incentivos governamentais indicam que a energia solar fotovoltaica apresentará valores mais competitivos que os do carvão e gás em 2020, contribuindo para a independência energética da população.
Energia Solar residencial na China
Devido aos baixos custos de aquisição, cada vez mais a população chinesa tem optado pela solução alternativa para a geração de energia em suas residências. Isto quer dizer que, além da possibilidade de economia de até 95%, os chineses contribuem para a preservação do meio ambiente, tendo em vista que o índice de poluição no país chega a impedir em 15% a produção de painéis solares.
A propósito, é válido ressaltar que a China é responsável por 60% dos materiais como placas solares e demais componentes para geração de energia fotovoltaica, seja em residências, comércios, indústrias, usinas e entre outros, em todos os tamanhos e capacidades.
Energia Fotovoltaica em empreendimentos na China
Com subsídios governamentais para a geração de energia solar fotovoltaica de até US$ 248 milhões, a China investe em grandes projetos que representam um alto investimento em empreendimentos, como as usinas solares com capacidade total de 22,79 GW, de acordo com a Administração Nacional de Energia Chinesa.
Esses empreendimentos, portanto, são responsáveis pela construção das plantas fotovoltaicas, geração de energia elétrica solar e transmissão para a rede do país, de acordo com os incentivos fiscais do governo chinês. Esses projetos totalizam 3.921 usinas solares localizadas em 22 províncias e cidades que receberam o financiamento necessário.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Usinas de Energia Solar Chinesas
Considerada o maior produtor de energia solar do mundo, a China investe cada vez mais na construção de usinas fotovoltaicas, o que implica diretamente no crescimento do mercado de painéis solares, tanto residenciais quanto comerciais. Portanto, a maior usina do mundo está localizada na China, mais especificamente no deserto de Tengger, e é capaz de produzir 1.500 MW.
Além disso, considera-se um dos países que mais possuem usinas solares, totalizando 400 em todo o território chinês. A China é considerada o gigante da energia solar visto que, desde 2015, possui uma capacidade total de instalação de 36 GW.
Fabricantes de painéis solares chineses
Sendo o maior fabricante de painéis solares do mundo, a China domina o ranking dos principais fornecedores, sendo responsável por 9 das 10 empresas citadas. Sendo assim, a maioria dos fabricantes possuem empresas espalhadas pelo Sudeste Asiático, em regiões como Malásia, Tailândia e Vietnã, ou são financiados pela China, saindo na frente de diversas marcas europeias e americanas.
Ainda assim, a China é responsável por consumir mais de 50% da produção global de placas solares, o que incentiva o seu crescimento no mercado e auxilia os consumidores a adquirirem uma fonte de energia mais econômica e não prejudicial ao meio ambiente.
Conheça mais sobre Energia Solar no Brasil e no mundo
Depois de aprender sobre Energia fotovoltaica na China, chegou a hora de conhecer mais sobre energia solar no Brasil e no mundo! Navegue pelo Portal Solar, o 1° e Maior Portal de Energia Solar do Brasil, te ajudamos a encontrar as melhores ofertas de energia solar fotovoltaica em sua região.
Além disso, acesse o nosso Mapa de Empresas e encontre um fornecedor pertinho de você. Não perca tempo, solicite um orçamento grátis!