Impactos ambientais da energia solar
Não é novidade que a energia fotovoltaica auxilia na redução de impactos ambientais, destacando o impacto solar positivo no caminho para práticas energéticas mais limpas e ecologicamente responsáveis. Porém, é válido destacar que também existem consequências ambientais na manufatura das placas solares, bem como no descarte de equipamentos de energia solar, nas usinas fotovoltaicas e em outras fontes de energia.
Neste artigo, teremos como objetivo abordar os impactos ambientais da energia solar e suas características, além de descobrir como é possível reduzi-los. Vamos conferir a seguir?
Qual é o impacto ambiental da energia fotovoltaica?
Ela possui baixos impactos ambientais, sendo a fonte de energia com a menor emissão de poluentes, porém ainda existem alguns impactos que devem ser considerados, como a produção e descarte de placas solares ou instalações de usinas fotovoltaicas.
- 1. Impactos ambientais energia solar na manufatura de placas solares;
- 2. Impactos ambientais no descarte de equipamentos de energia solar;
- 3. Impactos ambientais da energia solar no processo operacional;
- 4. Impactos ambientais na manufatura de construção de usinas;
- 5. Impactos ambientais de outras fontes de energia;
1. Impactos ambientais energia solar na manufatura de placas solares
A manufatura das placas solares, principais equipamentos utilizados nos sistemas fotovoltaicos, é responsável por 85% da energia consumida nos processos de fabricação da tecnologia fotovoltaica. Portanto, as placas solares são os principais consumidores da energia na manufatura, visto que o equipamento necessita de diversos recursos, etapas e elementos químicos para a sua produção.
Pensando nisso, podemos considerar que nenhuma fonte de energia, ainda que renovável, está inteiramente livre de impactos ambientais. Mas, ao contrário de fontes não renováveis, como o carvão, ainda muito utilizado para a produção de eletricidade no mundo, a energia solar apresenta impacto ambiental pequeno pois não emite gases poluentes durante a sua geração de energia.
Ainda assim, na Avaliação do Ciclo de Vida, é possível analisar os impactos ambientais causados pelos painéis solares durante a sua vida útil estudando a quantidade de material e energia utilizados pelo produto e a emissão de poluentes e resíduos durante a sua utilização. Desta forma, sua avaliação inicia-se na extração de matéria-prima até o fim de vida do produto, como a reciclagem ou reuso.
Seu ciclo de vida, portanto, dependerá do local de instalação e país de fabricação, porém estima-se que entre 1,5 e 2,5 anos a placa solar já tenha produzido a mesma quantidade de energia esperada.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
2. Impactos ambientais no descarte de equipamentos de energia solar
Ao final de sua vida útil, é recomendado que o consumidor faça o reaproveitamento dos equipamentos de energia solar, tais como placas solares, inversores e demais resíduos que não precisam ser desfeitos. No entanto, muitos optam pelo descarte desses materiais, contribuindo para o aumento dos impactos ambientais.
Quando necessário, deve-se informar em cada país o método mais adequado para a realização do descarte dos equipamentos, a fim de garantir segurança à população e ao meio ambiente. Além disso, existem resíduos, como os radioativos, que não possuem um método de descarte sem riscos por serem supercontaminantes.
3. Impactos ambientais da energia solar no processo operacional
Os impactos ambientais relacionados ao processo operacional da energia solar são praticamente nulos. A tecnologia utilizada para produção de energia solar é a que tem a mais longa duração entre os outros tipos de geração de energia, o que faz com que seja muito mais sustentável.
Além disso, a geração realizada pelos painéis solares não emite gases poluentes, como gás carbônico (CO2) e nenhum outro tipo de gás que causa o efeito estufa, por exemplo. Para fazer a manutenção do sistema, não é necessário utilizar água, e o consumo de energia da manutenção é muito baixo.
4. Impactos ambientais na manufatura de construção de usinas
Os impactos negativos na construção de usinas afetam o meio ambiente apenas nos projetos de porte maior. Esse é o caso das usinas de geração centralizada, as quais precisam ser muito grandes para receberem as inúmeras placas solares da instalação, ocupando, muitas vezes, diversos hectares de terra.
A construção desse tipo de usina causa impactos relacionados ao meio biótico do local, ou seja, pode causar danos aos ecossistemas presentes na área. Os principais danos são em relação às vegetações, que ficam comprometidas com a terraplanagem realizada e com o sombreamento gerado pelos módulos solares.
Os animais que estão no local também podem estar em risco, já que acidentes podem acontecer ao abrir espaço para a construção das usinas. Além disso, a alimentação dos animais fica prejudicada devido às mudanças de padrões, e a vegetação que serve de alimento para eles pode ficar mais escassa devido à construção.
No meio físico, o impacto negativo tem relação direta com a paisagem presente no local, os resíduos que a construção pode gerar, a falhas de armazenamento de produtos químicos e a geração de gases e poeiras que afetam a qualidade do ar.
Ainda é válido ressaltar que a construção das usinas fotovoltaicas também causa o aumento, ainda que temporário, da densidade demográfica do local, gera ruídos e vibrações devido aos veículos pesados que passam pelo canteiro de obras e ainda pode causar o aumento da especulação imobiliária.
5. Impactos ambientais de outras fontes de energia
Como citado anteriormente, o carvão é uma fonte de energia que afeta diretamente o meio ambiente por meio da emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, dióxido sulfúrico e cinzas, que são liberados no ar após a queima do carvão para a geração de energia. Ainda assim, é válido destacar que ele possui tendência a emitir duas vezes mais CO2 do que os outros combustíveis fósseis.
Energia fóssil
No caso da energia fóssil, os impactos ambientais são bem maiores do que os da energia solar. Isso ocorre porque há a necessidade de queimar petróleo, gás natural e carvão para que essa energia seja produzida.
Com a queima desses combustíveis, são liberados muitos gases que fazem mal para a saúde das pessoas, como é o caso da China, que produz esse tipo de energia a partir do carvão. Por lá, os habitantes andam de máscaras para não serem infectados pela poluição gerada pela matéria-prima.
O meio ambiente também é prejudicado pela produção de energia fóssil. Um dos principais gases emitidos é o CO2, comumente chamado de gás carbono e conhecido por ser o principal causador do efeito estufa.
Além disso, a energia fóssil não é considerada uma fonte de energia renovável, ainda que os elementos utilizados sejam extraídos da natureza. O petróleo, por exemplo, está próximo de ser esgotado no mundo, o que faz com que, além de ser ruim para o meio ambiente, em pouco tempo a energia fóssil não possa ser mais gerada.
Energia hidráulica
O caso da energia hidráulica é um pouco diferente. Ela é gerada por meio das hidrelétricas e, durante o processo de geração da energia, não há ocorrência de poluição ou malefícios à saúde das pessoas.
Porém, quando as hidrelétricas são construídas, o impacto causado é devastador. Elas são construídas a partir do desvio de curso dos rios e por meio de um alagamento da área onde é colocado o reservatório de energia.
Por causa disso, a vegetação do local, assim como as espécies de animais que circulam por ali, fica muito prejudicada com a mudança do habitat natural.
Além disso, para fazer o processo de construção das hidrelétricas, muitas vezes, é necessário que comunidades ribeirinhas sejam removidas do local, o que traz consequências para a vida dessas pessoas.
A decomposição da matéria que fica no fundo dos reservatórios também pode causar um estrago considerável no meio ambiente, já que emitem o gás carbônico, causador do efeito estufa, e o metano.
Energia nuclear
Em relação aos impactos ao meio ambiente, a energia nuclear se destaca negativamente quando comparada a outros tipos de geração. Mesmo que consiga produzir quantidades consideráveis de energia, ela gera muitos dejetos radioativos, que podem contaminar as pessoas, como aconteceu no acidente nuclear de Fukushima e de Chernobyl.
Outro ponto que traz muita preocupação na geração de energia solar é a utilização da água no processo. A água está cada vez mais escassa no mundo, de modo que a sua utilização para a geração de energia não é uma opção viável e sustentável em longo prazo.
Biomassa
Existem alguns tipos de geração de energia realizados a partir da biomassa. Um deles é o que utiliza os biocombustíveis como fonte primária. Esses combustíveis derivam da madeira e até mesmo da cana-de-açúcar. Já as biomassas tradicionais fazem uso da lenha e às vezes do esterno de animais como fonte para a geração de energia.
Infelizmente, mesmo utilizando parte dos recursos naturais, a energia de biomassa, em muitos casos, envolve a queima de canaviais e acaba aumentando o desmatamento de florestas e regiões arborizadas. O consumo da água também é um problema, assim como o desgaste do solo utilizado para plantar a matéria-prima da geração.
Energia eólica
A energia eólica vem ganhando cada vez mais espaço no mundo pois não causa a emissão de gases do efeito estufa, queimadas e não utiliza água. Porém, infelizmente, a geração de energia a partir do ar também causa impactos ambientais significativos.
O principal impacto negativo está relacionado à fauna do local onde as turbinas são instaladas. Muitos animais, como os morcegos, por exemplo, acabam colidindo diretamente com as pás das turbinas. Além disso, a energia eólica incomoda os moradores do entorno das turbinas e das torres, já que fazem um alto ruído e atrapalham a paisagem do local.
Após ler o artigo, você adquiriu conhecimentos sobre os impactos ambientais da energia solar e os impactos causados pela geração de energia convencional. Agora, chegou a hora de aprender mais sobre essa fonte de energia alternativa que pode ajudar você a reduzir a sua conta de luz.
Navegue pelo Portal Solar, o primeiro e maior portal de energia solar do Brasil, no qual você encontra as melhores ofertas em energia solar fotovoltaica na sua região. Além disso, acesse o nosso Mapa de Empresas, saiba qual é a nossa unidade mais perto de você e solicite um orçamento grátis!
Conheça também nosso financiamento para energia solar.