Energia Solar em dias chuvosos e nublados
Se você já considerou instalar painéis solares em sua residência ou estabelecimento, certamente já se perguntou se é possível produzir energia solar durante dias com chuva. Assim, com a baixa irradiação solar, é provável que a produção do seu sistema fotovoltaico também diminua.
Mas não se preocupe, pois apresentaremos soluções neste artigo. Falaremos sobre a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados e alternativas para garantir o funcionamento de seu sistema de energia solar.
Como funciona a Energia solar com chuva?
Como é esperado, a produção de energia solar em dias chuvosos ocorre de modo inferior aos dias ensolarados. Isto acontece porque os painéis solares necessitam da incidência solar direta, logo, com a sua diminuição em dias de chuva, reduz-se a geração de energia solar.
Entretanto, é muito importante destacar que a diminuição não significa que seu sistema fotovoltaico parará de funcionar. Além disso, a chuva também contribui para a manutenção dos seus painéis solares, retirando toda a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a operação. Sendo assim, mesmo com a baixa luminosidade causada por períodos chuvosos, seu sistema continuará funcionando de modo mais lento, mas ainda favorável.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
A Energia solar funciona em dias nublados?
Assim como a geração de energia solar em período de chuva, em dias nublados também há uma baixa no seu funcionamento. Desta forma, a grande formação de nuvens torna a incidência solar nos painéis difusa, o que minimiza a produção de energia.
Porém, existem painéis solares desenvolvidos especialmente para situações como esta, uma vez que são capazes de aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão causada por nuvens. Em vista disso, com a geração de energia produzida pelo sol atrás das nuvens, torna-se mais fácil o aproveitamento regular, não só com a irradiação direta.
Por que a eficiência da energia solar diminui em dias de chuva e nublados?
Como falamos acima, a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados não deixa de existir. Porém, seu grau de funcionamento fica entre 10% e 30%, pelo fato da maior concentração de nuvens prejudicar o desempenho de irradiação.
Por outro lado, é possível suprir a demanda através de cálculos realizados por empresas a fim de equilibrar as taxas para o maior desempenho dos painéis solares. Ou seja, embora o Brasil possua um alto índice de dias de sol, será necessário um pequeno acréscimo na geração de energia em dias de baixa.
Solução para momentos em que a energia solar não é gerada: Bateria Solar
A bateria solar, sendo encontrada em três tipos: chumbo-ácido, níquel-cádmio e íons de lítio, contribui para o funcionamento do seu sistema de energia solar. Portanto, a utilização dessas baterias, conectadas à rede, traz soluções de armazenamento de energia quando há falta de energia na rede em dias chuvosos ou nublados.
Ainda assim, é válido lembrar que baterias como as de chumbo-ácido e níquel-cádmio possuem um custo muito alto em relação à sua vida útil. Enquanto isso, a bateria de íons de lítio possui uma maior durabilidade e capacidade de armazenamento, sendo ideal para sistemas on-grid.
Conheça também: Carregador solar portátil
Conheça o Simulador Solar
Agora que você já sabe como funciona um sistema de energia solar com chuva ou em períodos nublados, chegou a hora de simular o seu! Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do seu projeto, é possível acessar o Simulador Solar de forma gratuita. Faça já a simulação e comece a produzir energia solar em sua residência, comércio ou indústria.
Veja também: Energia solar funciona a noite? | Projeto de energia solar on grid | Bateria para painel solar
Conheça nosso financiamento para energia solar