Empresas de Energia Solar: Os Cuidados para Comprar Energia Solar
Em todas as compras é preciso tomar cuidado na hora da pesquisa. Confira aqui o que observar na hora de contratar uma empresa.
O número de empresas de energia solar cresce a cada dia no país, para atender a grande demanda de consumidores interessados no sistema, devido a sua segurança energética e a economia na conta de luz. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que controla o segmento de geração distribuída, criado em 2012 através de sua Resolução Normativa 482, o primeiro semestre deste ano foi suficiente para que as instalações de sistemas fotovoltaicos no Brasil atingissem 90,77% do total instalado em 2018.
Segundo o órgão regulador, foram feitas 31.896 novas conexões de micro e minigeradores à rede até o final de junho deste ano, quase o total de instalações realizadas no ano passado, que foi de 35.139 sistemas. Em investimentos, o volume já se aproxima dos R$ 4 bilhões movimentados pelo mercado de energia solar distribuída em 2018, segundo informou o estudo da empresa Grenner, referente ao 1º semestre do segmento em 2019.
Porém, nem todas as empresas estão qualificadas para atuar com uma tecnologia relativamente nova, e que precisa de equipamentos de qualidade e profissionais capacitados para garantir todas as vantagens da geração de energia fotovoltaica.
Para evitar problemas, conheça os quatro Cuidados Essenciais na Hora da Escolher Empresas de Energia Solar Fotovoltaica:
Equipamentos de Qualidade
O primeiro passo é conhecer os equipamentos da empresa prestadora de serviços, avaliando se têm registro no INMETRO.
Também é preciso conhecer os principais equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, como os módulos fotovoltaicos (conhecidos como painéis solares) e os inversores solares. As melhores empresas trabalham com uma das cerca dez marcas de Módulos Fotovoltaicos (Placas Solares) de maior destaque no mercado, garantindo ao consumidor qualidade, disponibilidade e economicamente viável.
É muito importante saber que todas as empresas fabricantes de módulos fotovoltaicos oferecem a garantia de geração de pelo menos 80% de seu potencial total durante 25 anos, que é a vida útil do painel. Porém, temos de prestar muita atenção na marca do equipamento, afinal onde está empresa estará daqui a 10, 20 anos?
Se ela não existir mais, ficará muito complicado exigir essa garantia. Por isso a necessidade de utilizar equipamento de marcas já consolidadas no mercado.
O mesmo vale para os inversores, que devem ser de marcas de importante relevância nacional e internacional para microgeração de energia.
As melhores empresas de energia solar também prezam por trabalhar com equipamentos que passam pelo aval de profissionais qualificados, como professores especialistas e equipe de engenharia.
Bons Equipamentos geram Sistemas de Boa Qualidade?
Não só os equipamentos precisam ser de boa qualidade, como as empresas de energia solar precisam dar atenção a alguns fatores técnicos primordiais na hora de realizar o dimensionamento do sistema fotovoltaico, visando analisar a necessidade de geração do cliente.
É preciso observar a potência pico, que é a máxima potência gerada pelo painel solar em uma condição ideal e a geração média (uma estimativa do quanto um sistema de potência pode gerar naquela região, mediante um cálculo que utiliza vários premissas e resultados históricos).
Dessa maneira, para um sistema solar fotovoltaico, o cálculo da empresa para a melhor eficiência da geração tem que se baseado na potência de um sistema, e não somente pela qualidade dos equipamentos e energia gerada.
É preciso estipular uma geração média no futuro com base nos dados do passado, logo, a base comparativa necessita estar amparada por todos esses aspectos.
Qualidade dos Serviços
Um sistema fotovoltaico com ótimos equipamentos, bem dimensionado e projetado é perfeito se for bem executado.
Um bom prestador de serviços deve executar vistoria técnica, solicitação de acesso e instalação. Essas etapas, aliadas a um bom projeto, são cruciais para o melhor aproveitamento do equipamento adquirido e, consequentemente, potencializar a geração pretendida.
A primeira etapa é a vistoria técnica que analisa a viabilidade da instalação na unidade. O profissional vai checar o local no telhado onde as placas solares serão instaladas para melhor aproveitamento da sua captação, além de aspectos presumidos no momento inicial do dimensionamento e as características elétricas do imóvel para disposição da instalação do inversor.
A segunda etapa é a solicitação de acesso, que envolve um trabalho artesanal e detalhado do projeto elétrico e seus devidos cálculos e layouts, além de um relacionamento próximo e também delicado com as distribuidoras de energia.
Após tudo certo nessas etapas é feita a instalação.
Dessa forma, contar com a experiência e know-how de uma equipe habituada a este processo, que é muito mais complexo do que uma instalação de um aparelho elétrico, pode ajudar em termos um sistema em plena geração, diminuindo imprevistos no decorrer do projeto e que será rapidamente aprovado pela distribuidora para logo começar o funcionamento!
A Decisão Final
Para escolher a empresa que irá se responsabilizar pelo seu projeto é preciso ficar atento a qualidade do que é oferecido, tanto dos equipamentos quanto do projeto e dos serviços a serem executados.
A análise das experiências de outros clientes também pode ter importante influência nessa decisão.
Onde Comprar Um Kit de Energia Solar?
Os kits de energia solar são facilmente encontrados para vender em sites na Internet nos mais variados tamanhos e preços, você pode encontrar também pelo termo Kit Placa Solar. O Portal Solar, o 1° e maior website de energia solar do Brasil, possui também a maior data base de empresas qualificadas para instalar um kit de energia solar em sua residência ou empresa. Escolha a empresa de energia solar mais perto de você e solicite um orçamento grátis em nosso mapa de empresas de energia solar.