Bicicleta elétrica: como funciona, qual a melhor e valor
Para diminuir a emissão de poluentes nas grandes cidades, muitas pessoas estão investindo em meios de locomoção mais sustentáveis, como transporte público, automóveis elétricos e, claro, a bicicleta elétrica.
De acordo com dados da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) entre janeiro e agosto de 2021 houve um crescimento de 24,5% na produção e importação de bicicletas elétricas.
Também conhecida como e-bike, esta é uma ótima opção para quem quer, além de ajudar o meio ambiente, adquirir um estilo de vida mais saudável. Está pensando em adquirir uma?
Confira nosso artigo completo sobre o assunto para saber tudo sobre a bicicleta elétrica e faça uma escolha segura na hora de comprar a sua!
Como funciona a bicicleta elétrica?
Por serem híbridas, a bicicleta elétrica funciona de duas formas: com a bateria e de maneira convencional. Através da bateria, a bicicleta alimenta o motor, onde, geralmente, o ciclista controla a potência do veículo.
O motor amplia a potência das pedaladas, ou seja, ao pedalar a bicicleta, o ciclista aciona o motor e assim deixa o percurso mais leve. Desta forma é possível subir ladeiras e percorrer distâncias com o mínimo de esforço.
Apesar da forma básica de funcionamento, algumas bicicletas elétricas possuem aceleradores e outras não, vai depender do modelo adquirido. Além disso, há um painel no guidão da bicicleta que mostra a velocidade e as distâncias percorridas pelo ciclista
Como carregar bicicleta elétrica?
Para carregar sua bicicleta elétrica, basta seguir os passos abaixo:
- Remova a bateria da sua bicicleta elétrica;
- Desligue a bateria;
- Conecte o carregador na bateria;
- Insira o carregador que veio junto a sua bicicleta elétrica e conecte na tomada;
- Ligue e comece a carregar.
Importante: leia atentamente o manual de instruções, cada modelo possui suas diferenças.
É muito importante, para a saúde da sua bicicleta elétrica, atentar à forma como você carrega a bateria dela, tanto na primeira vez quanto nas demais cargas. Após comprar sua bicicleta elétrica, saiba que fazer a primeira carga corretamente é primordial para a vida útil da bateria.
Verifique no manual de compra o tempo que geralmente sua bicicleta leva para realizar uma carga completa, os modelos mais antigos podem levar em média dez horas, enquanto os mais atuais podem levar apenas metade deste período. Em todo o caso, verifique se há a indicação de carga em algum painel e só retire o carregador após a carga total da bateria.
Importante ressaltar que deixar sempre sua bicicleta elétrica fazer os ciclos completos de carga é muito importante para não danificar a bateria e manter ela saudável por mais tempo. É estimado que a bateria de uma bicicleta dure de 500 a 1000 ciclos.
Outros cuidados básicos necessários para o carregamento da bicicleta é evitar umidade próximo ao local onde a bicicleta estiver carregando e verificar a voltagem das suas tomadas. A voltagem suportada pela bicicleta vai depender da fabricante, por isso, certifique-se de colocar para carregar na tomada correspondente.
Quanto de energia as bicicletas elétricas gastam?
A duração da bateria da sua bicicleta vai depender de vários fatores, como modelo da bicicleta elétrica, uso e material da própria bateria. Alguns tipos de bateria são: chumbo, lítio, níquel e polímeros de lítio. De forma geral cada tipo de bateria possui uma durabilidade e peso diferentes na hora do uso.
As baterias de lítio são as queridinhas, são leves e possuem cerca de 1000 cargas. As de chumbo são mais pesadas, possuem em torno de 400 cargas, mas em compensação são mais baratas. As de níquel são um pouco superiores as de chumbo, mas acabam tendo seu valor mais elevado. Enquanto as de polímero, são baterias bem avançadas, seguras e com uma durabilidade muito boa.
Em média, as bicicletas elétricas podem percorrer cerca de 60 Km com uma única carga. Claro que o gasto de energia vai variar pelo modelo da bicicleta elétrica, peso do ciclista, intensidade do trajeto se há muitas ladeiras, e tipo de bateria.
bicicleta elétrica precisa de CNH?
Pode parecer estranho, mas existem alguns tipos de bicicleta elétrica que necessitam de CNH para serem pilotadas.
No caso, as bicicletas elétricas que não necessitam de CNH possuem características especificas, como: potência até 350w, velocidade de até 25Km/h e que o motor só funcione com o auxílio de pedaladas. Sempre confira se a bicicleta elétrica de sua preferência possui essas especificações.
Qual a melhor marca de bicicleta elétrica?
Existem muitas marcas que fabricam bicicletas elétricas, e antes de comprar a sua é muito importante pesquisar bem o atendimento da marca, avaliações, pós atendimento, garantia e qualidade do produto.
Aqui, listamos algumas das marcas mais famosas de bicicletas elétricas disponíveis no Brasil:
- Caloi
- Sense
- Biobike
- Twodogs
- Machine Motors
Mas, vale lembrar que a melhor opção é pessoal e dependendo das suas necessidades.
Quanto custa uma bicicleta elétrica?
Assim como os modelos de bicicletas elétricas possuem uma infinidade de opções, os valores também variam bastante, com opções para todos os bolsos.
Muitos aspectos interferem nos valores das bicicletas elétricas, como a bateria, material do corpo da bicicleta elétrica, fabricante e acessórios. Claro que esses modelos possuem valores mais elevados do que os modelos comuns, mas vale lembrar que a proposta é melhorar a forma de locomoção do ciclista.
Dito isto, é possível encontrar bicicletas elétricas, mais básicas, a partir de R$2.300. Indicamos que veja resenhas e confira todas as especificações antes de bater o martelo e realizar sua compra.
Se você está em busca de ser mais consciente ecologicamente no seu dia a dia, confira também outras dicas imperdíveis de sustentabilidade!