Aquecedor solar para chuveiro: como funciona e como instalar
Proporcionando uma economia financeira significativa, o aquecedor solar para chuveiro vem ganhando uma popularidade cada vez maior, já que o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões das contas de luz.
Essa alternativa pode ser usada nos mais diversos locais, como estabelecimentos comerciais, residências e hospitais. Mas, você sabe como funciona o aquecedor solar para chuveiro? A seguir, descubra as principais características dessa tecnologia!
Como funciona o aquecedor solar para chuveiro?
O aquecedor solar para chuveiro tem o funcionamento baseado na captação de radiação solar e da sua transformação em calor, resultando no aquecimento da água. Para realizar a sua função, ele precisa de três equipamentos:
- as placas coletoras;
- o reservatório térmico;
- o sistema auxiliar de aquecimento.
Placas coletoras
A captação da radiação solar é realizada pelas placas coletoras, as quais são produzidas em material que permite a absorção térmica. Elas são instaladas em lugares que possuem alto índice de insolação, como os telhados.
Reservatório térmico
Após a água ser aquecida por meio do calor absorvido pelas placas solares coletoras, ela é encaminhada para o reservatório térmico, também conhecido como boiler solar. Esse é o equipamento responsável por manter a temperatura armazenada, fazendo com que a água aquecida possa ser usada a qualquer momento.
Sistema auxiliar de aquecimento
O aquecedor solar para chuveiro funciona até mesmo no inverno ou em dias nublados. Isso se deve ao sistema auxiliar de aquecimento, que atua sempre que a temperatura da água do reservatório fica abaixo da adequada para o consumo.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Como instalar o aquecedor solar para chuveiro?
A instalação do aquecedor solar para chuveiro pode parecer simples, uma vez que ele tem poucos componentes. No entanto, é preciso se atentar a esse processo, pois um bom desempenho e uma alta durabilidade dependem da instalação adequada. Por isso, sempre conte com uma equipe especializada!
Os técnicos são as melhores pessoas para identificar o lugar ideal para a instalação do aquecedor solar para chuveiro, conforme a incidência solar. Além disso, eles consideram o dimensionamento do sistema e o modelo do boiler. Alguns acessórios também podem ser necessários, como bombas e válvulas, proporcionando melhor eficiência e conforto ao consumo.
Qual o investimento necessário para instalar o aquecedor solar para chuveiro?
O custo para adquirir um aquecedor solar para chuveiro é mais elevado que o de sistemas de aquecimento a gás ou elétricos. Nos modelos residenciais, esse valor varia de R$2 mil a R$6 mil.
No entanto, um dos maiores benefícios do aquecedor solar é a economia na conta de luz, o que torna o investimento muito compensador. Outro ponto de destaque é o tempo de vida útil desse sistema, que é superior a outras formas de realizar o aquecimento de água.
Como é feita a manutenção do aquecedor solar para chuveiro?
A manutenção também é uma vantagem que o aquecedor solar para chuveiro tem em relação aos sistemas elétricos ou a gás. Isso porque ela é extremamente simples, resumindo-se aos cuidados preventivos, como a limpeza das placas coletoras a cada semestre ou conforme o recomendado pelo fabricante, a drenagem anual da água armazenada no reservatório e coletores, e a identificação de eventuais vazamentos nas tubulações.
Posso continuar utilizando o chuveiro elétrico?
Sim, você pode continuar usando o seu chuveiro elétrico! Porém, não precisará mais dele para aquecer a água. Nesse processo, é fundamental contar com um misturador. O misturador, como o nome já antecipa, mistura a água quente e a água fria, possibilitando a escolha da temperatura ideal para o banho.
Para saber mais sobre assuntos relacionados, leia também sobre o que é uma casa sustentável!
Leia também: Como funciona um aquecedor solar para piscina?