Tipos de energia: quais são, suas fontes e utilizações
Em todo trabalho, pelo menos um dos tipos de energia opera para que a atividade ocorra da maneira mais prática possível. Isso quer dizer que a energia é, basicamente, a principal responsável pela produção de tarefas em nosso cotidiano.
Se você ainda não sabe o que é energia e quais são os 6 tipos de energia, apresentaremos, neste artigo, cada um deles, com exemplos e maneiras de aproveitamento.
O que é energia?
A energia pode se manifestar de diversas formas, mas sua principal definição parte da sua capacidade de produzir trabalho. Partindo dessa produção de ações, entendemos a funcionalidade e as formas em que a energia pode ser encontrada, por exemplo, em fontes de calor, de movimento, de eletricidade, entre outras.
Segundo o princípio de Lavoisier, a energia não tem um início e um fim. Ela se converte e se manifesta de formas diferentes, dependendo da interferência realizada. Por exemplo, na energia solar, as placas solares convertem os raios solares em energia elétrica. Assim como ocorre com o movimento da queda d'água nas hidrelétricas, o movimento da energia mecânica é convertido em energia elétrica.
O que são transformações de energia?
Transformações de energia são processos em que a energia muda de uma forma para outra, como de energia solar para elétrica em painéis solares, ou de energia química para térmica em uma combustão. Esses processos são fundamentais para o funcionamento de tecnologias e sistemas naturais, permitindo o aproveitamento da energia em diferentes formas conforme for necessário.
Uma característica importante das transformações de energia é que, durante o processo, a quantidade total de energia é conservada, ou seja, a energia não se perde, mas pode ser convertida em formas menos úteis, como o calor dissipado.
Quais são as fontes dos tipos de energia?
Os tipos de energia são provenientes das fontes renováveis de energia ou das fontes não renováveis de energia.
As renováveis são aquelas que não têm fim. Essas são chamadas também de energia limpa, já que contam com a capacidade de reposição natural de seus recursos, como a luz do Sol, que gera a energia solar, e os ventos, que geram a energia eólica.
Já as não renováveis são aquelas que são finitas. É o caso, por exemplo, do tipo de energia gerado por combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Agora que você já entendeu sobre as fontes de energia, siga a leitura para conhecer os diversos tipos que existem.
Quais são os tipos de energia?
Os tipos de energia são:
- energia mecânica;
- energia térmica;
- energia elétrica;
- energia química;
- energia atômica;
- energia cinética.
Estes são os principais tipos de energias responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.
Agora, confira abaixo um pouco sobre cada uma delas.
Energia mecânica
Por meio do movimento, a energia mecânica é um dos tipos de energia que se relaciona à produção de trabalho. Nela, ainda existem algumas categorias específicas, como a energia cinética e a energia potencial, a qual se diferencia em duas subcategorias, a gravitacional e a elástica.
No caso da energia cinética, seu trabalho, quando associado à energia acondicionada em um corpo em uma posição, é visto como potencial. Ou seja, qualquer corpo em movimento é capaz de produzir energia cinética, uma vez que a categoria está associada à velocidade do corpo em cinesia e à sua massa.
Ela é calculada pela fórmula:
- Ec = m.v²/2Ec = energia cinética, em Joule (J);
- m = massa do corpo;
- v = velocidade do movimento, em m/s.
Enquanto isso, a energia potencial determina o trabalho com base no movimento ocasionado, uma vez que um objeto pode se movimentar para cima ou para baixo quando comandado por uma pessoa. Sendo assim, o potencial de energia é definido como gravitacional, em que o objeto sofre influência da gravidade, ou elástica, quando um objeto está relacionado à força realizada sobre ele.
Energia térmica
Relacionada ao calor e às altas temperaturas, a energia térmica é originada a partir da energia cinética, tendo em vista a movimentação de partículas e moléculas de um determinado corpo. Portanto, sobre esse tipo de energia, podemos dizer que, quanto maior a cinesia das partículas, maior será o grau de temperatura, tornando mais forte a energia térmica liberada.
Um dos exemplos mais utilizados sobre energia térmica é o ferro de passar roupas, que transforma a energia elétrica em térmica para realizar uma ação cotidiana. Além disso, a termodinâmica estabelece que, ao encontrar dois corpos com temperaturas similares, espera-se que suas temperaturas se igualem após um determinado período.
Energia elétrica
Cada vez mais indispensável em nosso dia a dia, a energia elétrica torna possível o funcionamento de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, além de suprir o abastecimento de residências, comércios, empresas, indústrias e todos os sistemas públicos de iluminação.
Tradicionalmente, e ainda na maior parte hoje em dia, a geração da energia elétrica tem origem nas grandes usinas, com destaque para as hidrelétricas e termelétricas no Brasil. Essas usinas utilizam diferentes processos mecânicos e químicos para produzir a energia elétrica que, depois, é enviada pelas linhas de transmissão de alta potência até os centros urbanos e o consumidor final.
Desde 2012, com o início da Geração Distribuída (GD), a produção desse tipo de energia também passou a ser feita pelos próprios consumidores, que podem instalar geradores para suprir o próprio consumo de energia em suas casas ou empresas.
Hoje, já mais de um milhão de brasileiros produzindo a sua própria energia elétrica no Brasil, a maioria deles através dos sistemas fotovoltaicos.
Energia química
A energia química é um dos tipos de energia liberada a partir da quebra de ligações químicas, ficando contida em determinadas matérias. Ela também pode ser considerada uma energia potencial, pois é necessário realizar uma interferência forte sobre a matéria, a fim de alterar a condição dessas ligações, para que a energia seja produzida.
A energia química é mais comum do que muitas pessoas pensam e é muito fácil encontrar exemplos dessa fonte de energia, uma vez que ela está em todas as coisas existentes no globo. O corpo dos seres humanos é um grande exemplo disso.
Podemos ainda apontar como exemplos as baterias e os motores de automóveis, que transformam energia química em energia elétrica e mecânica, respectivamente. Outros exemplos de energia química são o processo de fotossíntese das plantas, a energia nuclear ou mesmo a queima de uma fogueira.
As reações que liberam a energia química podem ser classificadas entre dois tipos: as endotérmicas, que absorvem calor para produzir a energia química, e as exotérmicas, que liberam energia em forma de calor.
Energia atômica
A energia atômica, também conhecida como nuclear, é o tipo de energia produzido por meio da fissão (divisão) do núcleo atômico de certos tipos de elementos radioativos, especialmente o urânio. Essa reação libera grandes quantidades de calor e pode ser aproveitada na produção de uma energia não renovável.
Como recurso energético, a energia nuclear é gerada em usinas termonucleares, como as usinas Angra 1 e 2 no Brasil. Outra utilização da energia nuclear está na indústria bélica para a construção de armamento nucleares. A própria energia do Sol que recebemos como luz e calor é proveniente de reações nucleares que acontecem em seu núcleo.
Energia cinética
A energia cinética é um tipo de energia que está relacionada diretamente ao movimento dos corpos. Por exemplo, quanto maior a velocidade de um corpo, maior é a energia cinética que ele possui.
A equação abaixo define matematicamente a energia cinética. Nela, a energia cinética (Ec) é equivalente à massa do elemento (m), multiplicada pela velocidade em que ele se encontra (v), elevada ao quadrado. O resultado desta multiplicação, dividido por 2, é o valor da energia cinética.
- Ec = m.v² / 2
Leia também sobre a piezoeletricidade
Fontes de energia em ascensão
Agora que você já conhece os tipos de energia, também pode aprender sobre uma fonte de energia em ascensão e de grande importância no Brasil e no mundo: a energia solar.
Trata-se de uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando o Sol como fonte de energia, sendo que pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como aquecimento solar, energia fotovoltaica e energia heliotérmica.
Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre como funciona a energia solar! Além disso, acesse nosso mapa exclusivo e encontre empresas de energia solar próximas à sua região.
Simule o custo da sua energia solar através da nossa calculadora de energia solar