Caminhão elétrico: como funciona, autonomia, quanto custo no Brasil e vantagens
O setor de transporte rodoviário de carga é bastante dependente do óleo diesel, um derivado do petróleo bastante poluente e vulnerável a variações de preços no mercado internacional. Por isso, explorar a possibilidade de se utilizar o caminhão elétrico é essencial para alcançar as metas de descarbonização e também tornar mais competitiva essa importante atividade econômica.
Caminhões elétricos não produzem emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), responsável pelo agravamento do aquecimento global. Por muito tempo, esse tipo de tecnologia foi considerada muito cara, mas avanços tecnológicos já tornaram realidade o uso comercial de caminhões elétricos nas ruas e estradas, embora ainda seja um mercado recente.
Justamente por se tratar de uma novidade, profissionais e empresas dessa área ainda tem muitas dúvidas se vale a pena ou não investir nesse tipo de solução. Por isso, o Portal Solar traz as principais informações sobre funcionamento, preços, vantagens e principais marcas de caminhão elétrico. Confira!
Como funciona o caminhão elétrico?
Um caminhão totalmente elétrico utiliza a energia armazenada em baterias, que são carregadas pela rede elétrica. Esse tipo de veículo é conhecido pela sigla em inglês BEV (battery electric vehicle), que significa veículo elétrico a bateria. Essa energia é usada para alimentar o motor elétrico que ocupa o lugar do tradicional motor a combustão.
Além do BEV, existem outros tipos de caminhões elétricos: o elétrico híbrido (HEV), elétrico híbrido plug in (PHEV) e o veículo a célula de combustível (FCEV).
O caminhão elétrico híbrido utiliza um motor de combustão interna, enquanto o motor elétrico e as baterias são utilizados de forma complementar. O carregamento é feito por meio de freios regenerativos (kers).
O caminhão elétrico plug in também combina o motor a combustão com um elétrico e baterias. Além do carregamento via kers, a bateria também pode ser abastecida por meio de uma fonte externa. O caminhão a célula de combustível utiliza o gás hidrogênio como fonte de energia para produzir eletricidade e alimentar o motor elétrico.
Qual a autonomia do caminhão elétrico?
De acordo com os fabricantes, um caminhão elétrico com a bateira completamente carregada pode rodar até 300 quilômetros. Porém, essa autonomia pode variar de acordo com as condições externas, como o clima, peso da carga no caminhão e o estilo de direção do caminhoneiro.
Atualmente, caminhões totalmente elétricos são mais recomendados para o transporte de carga em áreas urbanas e entre cidades próximas.
Quanto custa um caminhão elétrico no Brasil?
Em 2022, o mercado brasileiro conta com caminhões elétricos das montadoras JAC Motors e da Volkswagen. Confira os modelos zero km e os preços.
JAC iEV 1200T
Caminhão 100% elétrico urbano abaixo de 12 toneladas. Conta com autonomia de 200 quilômetros.
Preço: R$ 469.900,00
JAC E-JT 12,5
Caminhão elétrico trucado de 12,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), tem autonomia de 160 a 250 quilômetros.
Preço: R$ 699.900,00
VW e-Delivery
Caminhão elétrico fabricado no Brasil, conta com duas opções: de 11 e 14 toneladas. Possui autonomia entre 110 e 250 km.
Preço: R$ 987 mil a R$ 1,2 milhão
*valores atualizados em outubro de 2022
Vantagens do caminhão elétrico
Embora tenha um valor elevado, o caminho elétrico possui as seguintes vantagens:
- O funcionamento do motor é mais simples e os custos com a manutenção são menores, com o veículo prescindindo de arrefecimento a água e lubrificação com óleo.
- O caminhão é mais silencioso e oferece maior conforto ao motorista.
- Facilita integração com outras tecnologias.Alta eficiência dos motores.
Quanto custa reabastecer?
Além da redução de custos com manutenção e o apelo ambiental, o principal motivo de grandes empresas estarem apostando na eletrificação da frota de caminhões é a economia com combustível.
De acordo com um cálculo da JAC Motors, o caminhão elétrico apresenta uma economia de R$ 1,32 no custo por quilometro rodado, na comparação com veículos a diesel. A conta é feita da seguinte maneira:
A carga do caminhão elétrico demanda 107 kWh, ao custo médio de referência de R$ 0,65 kWh, totalizando R$ 69,55. Isso resulta em R$ 0,46 por quilometro rodado. Além disso, caminhões elétricos tem até 50% mais eficiência energética que caminhões a diesel.
Mercado mundial de caminhões elétricos
Os maiores mercados de caminhões elétricos no mundo são China, Europa e Estados Unidos da América, respectivamente, conforme dados da Agência Internacional de Energia (IEA). O número de modelos disponíveis está crescendo e perspectiva de expansão do setor pode ser ilustrado pelas metas de eletrificação de grandes fabricantes.
Empresas como a Daimler, MAN, Renault, Scania e Volvo já firmaram algum tipo de compromisso de descarbonização da frota de caminhões para as próximas décadas.
Impactos no meio ambiente
As emissões de gás carbônico (CO2) de veículos pesados aumentaram em média 2,2% ao ano desde 2000. Os caminhões respondem por mais de 80% desse crescimento, conforme a IEA. Para mudar esse cenário, muitos países do mundo tem definido metas e legislações para eletrificar o transporte. Esse esforço também sido encampado pela iniciativa privada, que, conforme já apontamos, vê nesse tipo de iniciativa uma oportunidade também para reduzir custos.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O que é o caminhão solar?
A energia solar fotovoltaica pode ser utilizado por um caminhão elétrico de duas maneiras. A mais comum é o fornecimento de energia nas estações de recarga. A instalação de painéis fotovoltaicos nesse tipo de aplicação permite economizar custos com eletricidade, tornando o abastecimento da bateria do caminhão virtualmente gratuito.
Além disso, a energia fotovoltaica permite a instalação de pontos de recarga em praticamente qualquer lugar, independentemente da existência de uma rede elétrica, viabilizando eletropostos em locais mais isolados, como estradas e propriedades rurais.
A outra forma de utilizar a energia fotovoltaica em conjunto com o caminhão elétrico consiste na instalação de painéis na carreta ou na cabine do veículo. Isso permite alimentar o motor elétrico durante o uso, aumentando a autonomia.
Esse tipo de sistema também pode ser utilizado em caminhões híbridos, reduzindo o consumo de combustível, e em caminhões tradicionais, alimentando o sistema elétrico do veículo.
Benefícios do crescimento da frota de veículos elétricos no mundo
O crescimento da frota de veículos elétricos no mundo, em linha com as metas de descarbonização, teria como consequência um grande aumento da demanda por energia elétrica. Isso traz a necessidade de mais investimentos em geração, redes de transmissão e distribuição e maior infraestrutura de recarga.
Tendo em vista a necessidade de reduzir emissões de CO2, não faria sentido que essa demanda adicional por energia fosse abastecida por usinas térmicas movidas a combustíveis fósseis, como gás natural, carvão ou óleo. Ao mesmo, a expansão do parque hidrelétrico é limitado por restrições ambientais.
Tudo isso traz à tona mais uma sinergia entre mobilidade elétrica e geração solar fotovoltaica. Em razão de custos, versatilidade e sustentabilidade, é essa a fonte mais indicada para expandir a capacidade instalada de produção elétrica e atender a necessidade de uma frota de carros, ônibus e caminhões movidos a bateria.
Aproveite para saber mais sobre o tema, conferindo também informações interessantes sobre outras ações sustentáveis que você pode adotar em sua empresa.
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