Sun Mobi lança campanha em favor da eficiência energética via aplicativo e redes sociais
Empresa de energia solar compartilhada está presente em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo


A Sun Mobi lançou uma campanha com orientações para que os consumidores diminuam os gastos desnecessários com energia elétrica, em um cenário de aumento do consumo devido às temperaturas mais elevadas, reajustes das contas acima da inflação e o fato de que as pessoas estão passando mais tempo em casa devido à pandemia de covid-19.
“A maioria das orientações foi definida a partir da experiência com os nossos clientes”, afirma o sócio da Sun Mobi, Alexandre Bueno, destacando que os clientes contam com um sistema exclusivo de monitoramento do consumo de energia em tempo real que permite a indicação de possíveis gastos desnecessários e oferece orientações em favor da economia de energia.
De acordo com a companhia, as ações da campanha serão realizadas por meio do disparo de mensagens pelo aplicativo da empresa e também pelas redes sociais, auxiliando clientes e demais consumidores a utilizar a energia de forma mais consciente e economizar.
As sugestões incluem aspectos como o aproveitamento da iluminação natural, cuidados com o ferro de passar roupa, boiler elétrico e equipamentos deixados em stand-by. De olho nas pessoas que estão trabalhando em casa por conta da pandemia, a campanha também foca em questões relativas ao uso do computador e ar-condicionado. As dicas podem ser conferidas nos perfis da Sun Mobi no instagram e Facebook.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
As orientações para os clientes da Sun Mobi são feitas por meio do aplicativo ou de relatórios, sempre com base nas condições específicas do consumo do cliente em determinado período. Isso é possível porque a empresa instala, gratuitamente, um sensor que monitora o consumo de energia em tempo real. O sistema é utilizado para apoiar os clientes na identificação de potenciais desperdícios de energia, de modo a melhorar a eficiência de seu consumo.
“Nossa proposta é baseada nas experiências com nossos próprios clientes que mostram que desperdícios sempre existem, bem como em pesquisa feita pela Energy Consumer Trust que comprovou que monitorar o próprio consumo permite que se reduza em até 15% a conta de luz”, explica Bueno.
O executivo assinala que vários clientes já obtiveram economias ainda mais significativas do que a indicada pela pesquisa. “A ideia é que a relação do consumidor com a energia mude: queremos nosso cliente como protagonista e não como agente passivo nesse processo”, completa o especialista.
Empresa de energia solar compartilhada presente em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo, a Sun Mobi tem foco na geração de energia solar compartilhada, possibilitando que empresas ou pessoas físicas optem pela fonte sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados. A energia é gerada em usinas instaladas em Araçoiaba da Serra e Porto Feliz (SP) e entregue via a rede de distribuição para consumidores na área de concessão da CPFL Piratininga.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.