AES Brasil lança comercialização de energia com tecnologia blockchain
Plataforma de trading foi desenvolvida em dois anos e custou R$ 3,4 milhões


A AES Brasil concluiu o primeiro balcão organizado em blockchain no País para compra e venda de energia em um ambiente digital, com a existência de uma contraparte central, batizado de "Projeto AES Brasil de Energy Intelligence".
A solução, desenvolvida em parceria com a Foat Corporation, empresa curitibana de energy intelligence, traz uma plataforma de trading totalmente online. O projeto teve início em outubro de 2019 e investimento de R$ 3,4 milhões, por meio do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
"Todas as iniciativas foram testadas e comprovadas com os clientes, por isso, acreditamos que a implementação dessa solução no setor pode trazer maior transparência, confiança e rastreabilidade para as transações bilaterais no mercado de energia", afirmou gerente de P&D e Inovação da AES Brasil, Julia Rodrigues.
"Nosso time multidisciplinar foi essencial para capturar o que a AES Brasil buscava, tornando a solução única e habilitando um ambiente de comercialização mais robusto capaz de suportar o crescimento do mercado", explicou o CEO da Fohat Corporation, Igor Ferreira.
A tecnologia de blockchain é a mesma que suporta as negociações de moedas digitais como o Bitcoin. Trata-se de uma rede criptografada que permite que as transações sejam realizadas com altíssima segurança.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.