Eletrificados atingem 2,8% das vendas de automóveis e comerciais leves em fevereiro
Mercado brasileiro de veículos elétricos registrou 3.435 emplacamentos de automóveis, comerciais leves e utilitários


O mercado brasileiro de veículos elétricos registrou 3.435 emplacamentos em fevereiro, aumento de 147% sobre as vendas do mesmo período de 2021 e de 34% sobre janeiro de 2022, informou a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Conforme a entidade, esse foi o melhor mês de fevereiro já registrado pelo setor.
Os números referem-se à soma de automóveis, comerciais leves e utilitários/SUV híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (BEV) e correspondem a 2,8% das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, que foram de 120.192, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em janeiro, o market share dos eletrificados foi de 2,2% e de 1,8% no total do ano de 2021.
Conforme a ABVE, o mercado foi puxado pelos híbridos HEV (68% do total dos eletrificados), especialmente os híbridos flex a etanol (60%). A frota de eletrificados leves no Brasil já é superior a 82 mil veículos, devendo ultrapassar a marca dos 100 mil no início do segundo semestre.
Considerando somente os elétricos plug-in, os PHEV ficaram com 20% das vendas do segmento e os BEV com 12%, com um total de 1.091 unidades emplacadas em fevereiro, ou 0,9% de market share.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.