Brasil registra recorde de vendas de carros elétricos em novembro

Mais de 17 mil veículos leves eletrificados foram emplacados no período, mostra levantamento da ABVE

BRASIL-REGISTRA-RECORDE-DE-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-EM-NOVEMBRO
Adobe Stock

O Brasil registrou recorde de vendas de carros elétricos em novembro, com 17.413 emplacamentos, mostra a levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número refere-se a veículos eletrificados leves, incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).

O desempenho representa um aumento de e 7% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2023, o crescimento foi de 62%.  Foi o maior número da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), superando os 16.033 de outubro e os 16.279 de dezembro do ano passado.

O volume acumulado de janeiro a novembro chegou a 155.724, confirmando a precisão da entidade de que as vendas superarão 160 mil unidades em 2024, podendo ficar em torno de 170 mil, o que representaria um aumento de 80% sobre 2023.

Conforme a pesquisa, o mercado de eletrificados segue sob ampla liderança dos veículos plug-in (BEV 100% elétricos e híbridos PHEV), com 72% das vendas, porém novembro registrou um súbito crescimento dos micro-híbridos (MHEV), com baixo grau de eletrificação. Esses modelos atingiram 11,2% das vendas no mês, superando os tradicionais híbridos HEV flex (9,1%).

Limites da eletrificação

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, os números mostram que as vendas de eletrificados se mantêm em crescimento acelerado, em sintonia com o interesse do consumidor. Mas o dirigente alertou que alguns veículos que entraram no mercado nas últimas semanas não necessariamente podem ser considerados eletrificados.

“Temos de avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos, que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, disse Bastos.

“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex. Será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”, questionou.

De acordo com a ABVE, a eletrificação no Brasil tem particularidades em relação às tecnologias dos eletrificados. Por exemplo, os híbridos flex, movidos a gasolina e etanol, e com um motor elétrico de 48V, são encontrados somente no mercado brasileiro.

Outro exemplo são os micro-híbrido flex, que passaram a ser comercializados em outubro. São veículos movidos a gasolina e etanol, com um motor de 12V, que já tinham versões a combustão e agora apresentam-se com uma adaptação para a versão MHEV.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar