Universidade Mackenzie inaugurará laboratório de energia solar em SP

Instalação foi desenvolvida em parceria com a Huawei e será utilizado por alunos da disciplina de geração de energia

UNIVERSIDADE-MACKENZIE-INAUGURARA-LABORATORIO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-SP
Pixabay

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) irá inaugurar na próxima quinta-feira (21/09) uma usina solar fotovoltaica no campus Higienópolis, em São Paulo (SP), para ser utilizados por estudantes da instituição. Em parceria com a Huawei Digital Power, o investimento destinado faz parte do projeto Inova Solar, que trata da geração de energia solar fotovoltaica no meio urbano e incentivada pelo Programa de Geração Distribuída (ProGD). 

Dessa forma, a usina será incorporada às aulas da disciplina de geração de energia na graduação do Mackenzie, na qual os alunos poderão estudar o comportamento do sistema em tempo real. Nesse sistema, foram inseridos equipamentos que apresentam dispositivos de segurança que não são exigidos por lei nos equipamentos comercializados no Brasil. 

Além disso, de acordo com a instituição de ensino, foi construído um laboratório na Escola de Engenharia (EE) Mackenzie, para testar os equipamentos utilizados nas instalações residenciais e comerciais, com relação aos dispositivos de segurança oferecidos. 

Na avaliação do professor da EE da UPM e pesquisador integrante do projeto, Bruno Luis Soares de Lima, a maior parte das proteções existentes, embarcadas nos inversores comerciais e referenciadas nas normas nacionais, não apresentam a segurança requerida em normas internacionais em caso de arcos voltaicos. 

“Esse fator gera preocupação com a possibilidade de ocorrência de incêndios e intercorrências, envolvendo equipes de bombeiros na ação para apagar o fogo, bem como residentes e vizinhos à instalação. Grande parte das ocorrências de arco se deve a instalações precárias, com equipamentos sem dispositivos de segurança e ao baixo nível de formação técnica de equipes de projeto, manutenção e instalação”, comentou. 

Para a Huawei Digital Power, o projeto pode gerar contribuições para elaborar padrões e normas brasileiras. “Investir em pesquisas e projetos como esse é uma missão da Huawei, que apoia iniciativas que contribuem para a transformação digital", pontuou o diretor de soluções da Huawei, Andrey Oliveira.

"O setor de geração de energia solar está em uma crescente, e o ecossistema deve ajudar a adequar as normas e padrões para que a tecnologia esteja acompanhada da segurança”, completou o executivo

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Vanessa Loiola

Vanessa Loiola

Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.

Artigos que podem te interessar