Tecnologia permite geração de energia solar em capô de qualquer carro
Desenvolvida pelo do Instituto Fraunhofer ISE, solução integra células fotovoltaicas por meio de uma película adesiva


Pesquisadores do Instituto Fraunhofer ISE integraram células de geração solar fotovoltaica no capô de um carro de passageiro comum. Conforme publicação do laboratório alemão, a tecnologia é interconectada e laminada com uma película, podendo ter mesma cor do veículo. Nos últimos anos, fabricantes de automóveis tem lançado modelos com energia solar integrada no teto, a superfície mais fácil para aplicação de geração fotovoltaica. Porém, a inovação do Fraunhofer ISE permite o uso da película e qualquer tipo de carro.
“Para viabilizar isso, o processo de laminação foi cuidadosamente otimizado para minimizar o risco de bolsões de ar e enrugamentos, que podem ocorrer em razão da superfície curva, e para manter a integridade estrutural do capô”, explicou o coordenador para mobilidade fotovoltaica do instituto, Martin Heinrich.

Para fazer uso eficiente da área do capô, os pesquisadores construíram protótipos utilizando uma seleção de células fotovoltaicas de diferentes tecnologias, incluindo PERC e TOPCon. “Essa solução também pode ser aplicada no teto dos veículos, com a vantagem de ser muito mais leve que coberturas fotovoltaicas feitas de vidro”, acrescentou o diretor da divisão de soluções elétricas do Fraunhofer ISE, Harry Wirth.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.