Seis fabricantes lançam aliança para padronizar painéis solares de 700W

Com a iniciativa, empresas chinesas esperam impulsionar a produção industrial de módulos fotovoltaicos em novo patamar de potência

SEIS-FABRICANTES-LANCAM-ALIANCA-PARA-PADRONIZAR-PAINEIS-SOLARES-DE-700W
Shutterstock

Seis fabricantes lançaram uma iniciativa conjunta para padronizar o formato de painéis solares com potência acima de 700W. O grupo, batizado de Aliança Ecológica Fotovoltaica de 700W+ de Inovação Aberta, reúne a Astronergy, Canadian Solar, Risen Energy, TCL Zhonghuan, Tongwei e a Trina Solar. A expectativa é que a ação impulsionará o setor em direção à industrialização de módulos fotovoltaicos dessa potência.

Os seis fabricantes propuseram que os painéis de 700W em todas as empresas fotovoltaicas devem aderir às dimensões já acordadas pelo setor (tamanho do módulo: 2384 mm x 1303 mm; distância entre orifícios verticais no lado longo do módulo: 400 mm/1400 mm) e uma distância de orifício de 790 mm foi adicionada ao padrão.

A redução do LCOE (Custo Nivelado da Energia) por meio do aumento da eficiência e potência dos módulos tornou-se uma tendência inevitável no setor. As empresas afirmaram que, com os esforços colaborativos da Aliança Ecológica Fotovoltaica de Inovação Aberta, o setor fotovoltaico entrou na era dos módulos fotovoltaicos de 600W+ há três anos.

Atualmente, a potência de saída dos módulos fotovoltaicos foi atualizada de 600W+ para 700W+ com a aplicação da tecnologia de células de alta eficiência do tipo n (TOPCon, HJT etc.) e da tecnologia de wafer de grande formato G12 (210 mm).

Em julho, nove fabricantes (Trina Solar, JinkoSolar, JA Solar, Longi, Risen, Canadian Solar, Tongwei, Astronergy, e DAS Solar) divulgaram um manifesto em favor da padronização das dimensões de módulos fotovoltaicos de silício retangulares com base no wafer de tamanho retangular.

Essas companhias também pleitearam para que as atuais e futuras arquiteturas de placas solares de 210 mm sigam as especificações de dimensões e montagem definidas pela Associação da Indústria Fotovoltaica da China (CPIA).

Conforme a Trina Solar, esse formato traz uma série de vantagens, incluindo o melhor aproveitamento de espaço em contêineres de transporte. O padrão foi adotado pelas principais fabricantes de setor, conforme visto nos lançamentos da SNEC PV Power Expo, feira da indústria solar realizada em Xangai, China.

A Trina Solar avalia que a iniciativa conjunta trará fim para as variações de tamanhos de painéis solares, evidenciando uma clara tendência rumo a módulos ultra potentes e altamente eficientes de 210 mm, o que beneficiará a indústria de energia solar globalmente.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar