Energia solar abastecerá balsa-fábrica de açaí na Amazônia

Com um investimento da ordem de R$ 20 milhões, a balsa está nas últimas fases de desenvolvimento

BALSA-FÁBRICA AÇAÍ
Foto: Reprodução/Agrolink

Uma balsa-fábrica que navegará pelas calhas dos rios Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira, na região Amazônica, será placo de um projeto inovador que utilizará energia solar para o processamento de açaí. Toda a estrutura da balsa foi construída com tecnologia nacional para ser movida a eletricidade e ainda fazer o tratamento da água captada dos rios, com capacidade de tratar 15 mil litros por hora.

Com um investimento da ordem de R$ 20 milhões, a balsa está nas últimas fases de desenvolvimento. O presidente da Valmont Solar Solutions, Fábio Yanagui, explica a complexidade do projeto. “É uma indústria inteiramente construída sobre uma balsa, totalmente off-grid, ou seja, sem ligação à rede elétrica, baseada na energia solar gerada em painéis e no seu armazenamento em baterias. É um projeto pioneiro no país.”

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar

A estrutura foi planejada para processar 20 toneladas de frutos e 12 toneladas de polpa congelada de açaí por dia. O funcionamento da balsa será mantido por meio de painéis solares que cobrem a estrutura de dois mil metros quadrados, convertendo a luz solar em eletricidade. O sistema incluiu também geradores a diesel e baterias para armazenamento de energia.

O projeto foi idealizado pela Transportes Bertolini, empresa do Amazonas do setor de transportes rodoviários e hidroviários, e pela Valmont Solar. A balsa-fábrica vai fomentar a economia da comunidade, contribuindo para o aumento da renda das comunidades ribeirinhas. Além de gerar 50 empregos diretos, a Transportes Bertolini também irá comprar o açaí diretamente de fornecedores inseridos nestas comunidades, eliminando a necessidade de um atravessador.

Avatar de Adriana Dorante

Adriana Dorante

Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.

Artigos que podem te interessar