Tecnologia à base de enxofre poderá triplicar autonomia de baterias
Desenvolvida pela Theion, equipamento substitui materiais mais caros e menos abundantes, como níquel e cobalto, no processo de fabricação


Uma tecnologia à base de enxofre poderá proporcionar autonomia três vezes maior que a de baterias de ion-lítio convencionais. Desenvolvida pela Theion, fabricante com sede na Alemanha, a Crystal Battery substitui materiais mais caros, como o níquel e o cobalto, e exige 90% menos energia no processo de fabricação.
Conforme a companhia, isso acontece em razão do enxofre ser uma matéria-prima disponível em abundância sem a necessidade de processos custosos de mineração. A Theion planeja iniciar o envio de produtos para clientes do setor aeroespacial ainda em 2022, como parte de uma etapa de qualificação.
Depois, a empresa mira os segmentos de taxis aéreos, drones, telefones celulares e computadores, antes de chegar na mobilidade elétrica em 2024. Com operações na Alemanha, a Theion pretende expandir sua capacidade produtiva. Possíveis novas fábricas poderão ser instaladas na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.