Sistemas de armazenamento para energia solar são regulamentados pelo Inmetro

Portaria atualizada amplia número de equipamentos fotovoltaicos que passarão a ser avaliados pelo instituto

SISTEMAS-DE-ARMAZENAMENTO-PARA-ENERGIA-SOLAR-SAO-REGULAMENTADOS-PELO-INMETRO
Pixabay

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou a regulamentação técnica para sistemas de armazenamento para uso em instalações de energia solar. A portaria Nº 140/2022, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (30/03), ampliou o número de equipamentos fotovoltaicos que passarão a ser avaliados para receber o selo de qualidade e segurança do instituto.

Com a atualização da regulamentação, foram aprimorados requisitos e incluídos mais modelos, incluindo baterias, inversores, módulos e controladores. Entre as novidades, estão os inversores híbridos, utilizados em sistemas on-grid com baterias. Esses equipamentos viabilizam a continuidade do uso da geração fotovoltaica em um momento de interrupção do fornecimento de energia pela rede de distribuição.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa nova portaria é fundamental para que as regras estejam alinhadas à realidade do setor solar e às necessidades do mercado.

A regulamentação dos sistemas de armazenamento de energia também está incluída na agenda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em um evento no final de 2021, o diretor-geral da reguladora, André Pepitone, chegou a declarar que “2022 será o ano das baterias.”

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar