Em carta ao novo Governo Federal, Absolar defende prorrogação de prazos da Lei 14.300

Entidade reforçou recomendação para que a fonte solar seja ferramenta estratégica para o desenvolvimento do Brasil

EM-CARTA-AO-NOVO-GOVERNO-FEDERAL-ABSOLAR-DEFENDE-PRORROGACAO-DE-PRAZOS-DA-LEI-14.300
Shutterstock

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) defendeu a prorrogação de prazos da Lei 14.300, que estabelece o Marco Legal da Geração Distribuída. Em carta divulgada nesta segunda-feira (31/10), a entidade cumprimentou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e se colocou à disposição para colaborar pela construção de um setor elétrico mais renovável, competitivo e forte.

Leia mais: Absolar recomenda políticas em favor da energia solar a candidatos à presidência

Siga o Portal Solar nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/

Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

O marco legal estabelece que as conexões de geração distribuída (GD) já existentes e as que protocolarem solicitação de orçamento de conexão às distribuidoras nos 12 meses após a publicação da Lei (06/01/2023) têm direito, até o ano de 2045, à compensação de 100% das componentes tarifárias que incidem sobre o consumo compensado pela geração de energia excedente injetada na rede da distribuidora.

“Dado que os prazos desta lei não estão sendo cumpridos pelas autoridades, faz-se necessária sua prorrogação, em benefício da segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade”, disse a carta, assinada pelo presidente do conselho de administração, Ronaldo Koloszuk. 

Ferramenta estratégica

No documento, a entidade recomendou ao próximo Governo Federal inclua a fonte solar fotovoltaica como ferramenta estratégica para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.

A Absolar defende que, com a fonte solar, será possível reduzir a conta de luz de todos os brasileiros e, ao mesmo tempo, acelerar a transição energética, em linha com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à crise climática global.

A associação recebeu de forma positiva a “Carta para o Brasil do Amanhã”, assinada pelo presidente eleito, bem como seu programa de governo, por estabelecerem o desenvolvimento sustentável como uma das diretrizes centrais de sua gestão, com o compromisso estratégico de zerar as emissões de gases de efeito estufa na matriz elétrica nacional.

A Absolar ainda destacou que é preciso melhorar o planejamento da matriz elétrica brasileira e de sua infraestrutura de transmissão, ampliando o protagonismo da fonte solar, dado que a tecnologia é a mais competitiva e com menor preço-médio de energia elétrica nos leilões.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar