Bolsonaro diz que hidrelétricas estão no limite e podem deixar de funcionar
Presidente fez apelo para população economizar energia e mencionou conversas para evitar cobrança de ICMS sobre bandeira tarifária


O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o nível dos reservatórios das hidrelétricas do País está no “limite do limite” e que algumas usinas podem deixar de funcionar com a continuidade da crise hídrica.
Em transmissão nas redes sociais na noite de quinta-feira (26/8), o chefe do Poder Executivo ainda declarou que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, está dialogando com governadores sobre a cobrança de ICMS sobre a bandeira tarifária.
“Em grande parte dessas represas, já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento, estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise continuar existindo. É um problema sério”, disse Bolsonaro.
Ele fez um apelo para que a população economize energia elétrica. “Tenho certeza de que você pode apagar um ponto de luz na sua casa, assim ajudando a economizar energia e economizar água das hidrelétricas.”

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O presidente ainda disse que o acionamento da bandeira tarifária vermelha não é feito por maldade, mas para pagar o custo extra de geração termelétrica.
“O ministro Bento Albuquerque também está conversando com governadores, porque quando você decreta uma bandeira vermelha, infelizmente o ICMS incide em cima dela também. E quem paga a conta é o consumidor”, disse.
Há algumas semanas, Bolsonaro havia sugerido estudos para elaborar uma proposta para proibir governadores de cobrar o imposto sobre as bandeiras tarifárias.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.