Ceará cria programa de incentivo para energia solar na zona rural
Iniciativa tem foco na geração de renda e redução da pobreza das populações mais vulneráveis do estado


O governo do Ceará instituiu o programa Renda do Sol, iniciativa que visa incentivar o uso da energia solar na zona rural do estado, com foco na geração de renda e redução da pobreza. A lei que cria a política pública foi sancionada na quinta-feira (07/06) pelo governador Elmano de Freitas, após ser aprovada na Assembleia Legislativa.
O programa, coordenado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), se propõe a incentivar a microgeração e minigeração distribuída de energia solar, proporcionando novas fontes de renda para as famílias cearenses, estimulando o uso de energia renovável e impulsionando o desenvolvimento social.
Inicialmente, serão implantados dois projetos-piloto nos municípios de Jaguaribara e Tamboril, localidades onde mais de 160 famílias estão ligadas às atividades de produção de frutas, verduras e laticínios. Essas comunidades pleiteiam apoio para os custos de manutenção e produção, especialmente de energia. Conforme o governo estadual, tal medida representará um grande auxílio para a renda destas famílias.
Política Estadual de Hidrogênio Verde
O governador do Ceará sancionou na mesma data a lei que cria uma governança para a política estadual de Hidrogênio Verde no Ceará. “Esta política vai ter a participação do governo do Ceará, da sociedade civil, de empresas interessadas em investir no setor, para que nós possamos criar um ambiente favorável para a produção de energia limpa no nosso estado beneficiando grandes e pequenos produtores”, disse Elmano de Freitas.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.