Radar Setorial: bandeira tarifária verde para todos os consumidores de energia em maio

Confira os principais destaques da agenda do setor elétrico

RADAR-SETORIAL-BANDEIRA-TARIFARIA-VERDE-PARA-TODOS-OS-CONSUMIDORES-DE-ENERGIA-EM-MAIO
Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (29/04) que a bandeira tarifária referente ao mês de maio de 2022 será verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia e não traz cobranças adicionais na tarifa.

É o primeiro mês com bandeira verde desde a criação da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado.

ONS: Carga de energia cresce 1,9% em março

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a carga de energia expandiu 1,9% em março na comparação com o mesmo mês de 2021. O Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a 74.116 MW médios. Em relação ao mês de fevereiro deste ano, foi observada variação positiva de 0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou alta de 3,3% no comparativo do mesmo período.

O operador destacou que a carga do SIN tem sido diretamente impactada pela desaceleração de segmentos da economia nos primeiros meses de 2022. Porém, com o aumento da atividade proporcionada pela melhoria da epidemia de covid no país, o setor de serviços registrou crescimento, o que favoreceu o resultado.

Projeções positivas para reservatórios em maio

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do ONS aponta que reservatórios seguirão com bom armazenamento de água no mês de maio. Conforme as projeções, o subsistema Sul chegará a 84,6% de sua capacidade máxima: uma recuperação de 198,62% nos últimos três meses, quando os volumes estavam marcando 28,33% em fevereiro.

As regiões Norte e Nordeste terão armazenagem em 99,6% e 94%, respectivamente, já no Sudeste/Centro-Oeste corresponderá a 69%.

Em relação as afluências, ou seja, a chuva que de fato cai nos reservatórios das usinas hidrelétricas, o destaque é o Sul. Mesmo o período seco já tendo iniciado, a expectativa é que a região registre 147% da Média de Longo Termo (MLT) no quinto mês do ano.

A indicação é de que os outros três subsistemas apresentem índices menores. O Norte, com 98%; Sudeste/Centro-Oeste, com 69% e o Nordeste com 49% da MLT.

Carga deverá ter alta de 1,8%

O boletim do PMO ainda sinaliza que a carga do SIN em maio, comparada ao mesmo mês de 2021, terá alta de 1,8%, com montante de 68.815 MW médios. A região Sudeste/Centro-Oeste indica alta de 2% e 39.910 MW médios. O subsistema Nordeste apresentará um crescimento de 3,6% e 11.305 MW médios.

Na sequência, o Sul terá aumento de 1,5% e 11.720 MW médios. O Norte permanece em variação negativa de 2,5% e 5.880 MW médios. A região ainda sente os efeitos de uma redução parcial de um consumidor do mercado livre de energia.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar