Brasil atinge marca de 20 GW em capacidade solar fotovoltaica em operação

Fonte acrescentou mais de 6 GW desde início do ano; mercado soma 13,47 GW em geração distribuída e 6,52 GW em geração centralizada

BRASIL-ATINGE-MARCA-DE-20-GW-EM-CAPACIDADE-SOLAR-FOTOVOLTAICA-EM-OPERACAO
Shutterstock

O Brasil superou 20 GW de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. O número leva em conta a capacidade de usinas de grande porte (geração centralizada) e de pequenos sistemas de geração própria (geração distribuída).

Leia mais: Brasil atinge marca de 1 milhão de sistemas residenciais de energia solar

Siga o Portal Solar nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/

Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

A marca foi atingida menos de um mês após a tecnologia superar 19 GW. No acumulado de 2022, foram acrescentados 6,2 GW de energia solar no País, avanço de 44,4% que coloca a fonte na terceira posição da matriz elétrica brasileira.

Em agosto do ano passado, a energia solar atingiu 10 GW de capacidade instalada, nove anos após a criação do mercado de geração distribuída (GD) e dez anos após a construção da primeira usina de geração solar centralizada no País. Agora, foram necessários pouco mais de 13 meses para o setor chegar aos 20 GW.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 103 bilhões em investimentos, mais de R$ 27,2 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 600 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 28,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Para o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, o crescimento da fonte solar é a combinação perfeita entre sustentabilidade e energia barata, aspectos fundamentais na tomada de decisão dos consumidores e do setor produtivo.

“Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios, cujo crescimento acelerado colocará em breve a fonte fotovoltaica na segunda posição da matriz elétrica brasileira”, comentou. “A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, acrescentou Koloszuk.

Geração solar centralizada e distribuída

Conforme a Aneel, o Brasil possui mais de 6,52 GW de potência instalada e fiscalizada na geração centralizada. Ao longo do ano, as grandes usinas fotovoltaicas acrescentaram cerca de 1,9 GW de capacidade ao sistema elétrico. Já o mercado de GD solar contabiliza 13,47 GW. Somente em 2022, o segmento acrescentou 4,2 GW em sistemas fotovoltaicos.  

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar