Neoenergia e UNIFEI firmam acordo para desenvolvimento de hidrogênio verde
A parceria tem o objetivo de incentivar iniciáticas cientificas e formar especialistas no setor sustentável


A Neoenergia assinou com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, um protocolo de intenções para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de hidrogênio verde. As instituições vão trabalhar em conjunto para impulsionar iniciativas científicas e a formação de especialistas na tecnologia
Batizada de Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), a instituição de pesquisa deve ser inaugurada em dezembro de 2023. A unidade terá o objetivo de formar novos profissionais qualificados no setor do hidrogênio verde, e de avançar no conhecimento da nova tecnologia.
O CH2V será um complexo de mais de 3.000 metros quadrados. O espaço incluirá uma planta de eletrólise, um sistema de tanques de armazenamento e de compressores, e uma infraestrutura para o fornecimento de veículos impulsionados por hidrogênio. Além disso, será construído um prédio anexo dedicado à pesquisa de hidrogênio verde.
O Reitor da UNIFEI, Professor Edson da Costa Bortoni, conta que o objetivo da iniciativa é ser referência e contribuir para novos projetos de descarbonização: “O protocolo de intenções vai permitir a atuação conjunta para tornar o Centro de Hidrogênio Verde uma referência em estudos do uso do hidrogênio no Brasil e no mundo".
“O objetivo é a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em energia renovável, incluindo a aplicação do hidrogênio verde para redução de emissões, de utilização de combustíveis fósseis, e de pegada de carbono com a descarbonização de processos em uma transição energética que, cada vez mais, faz uso de fontes de energia limpas e renováveis”.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.