Enel anuncia 70 bilhões de euros em investimentos em renováveis até 2030
Grupo pretende adicionar 84 GW de capacidade instalada em geração limpa no mundo e acumular 129 GW ao final da década


A Enel anunciou nesta quarta-feira (24/11) planos de investir 70 bilhões de euros em renováveis e atingir 129 GW de capacidade instalada até 2030. O grupo espera adicionar 84 GW no período, dos quais 9 GW serão de armazenamento de energia.
A iniciativa faz parte de uma estratégia de adiantar o compromisso de zerar emissões em dez anos, de 2050 para 2040. A companhia pretende investir diretamente 170 bilhões de euros até 2030 para acelerar o processo de descarbonização.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
O CEO da Enel, Francesco Starace, declarou que a implementação do plano fará com que a empresa viabilize uma década de eletrificação. “Continuaremos a crescer em renováveis, dando escala ao que já é a maior base de ativos privados do mundo.”
A Enel possui projetos de energia solar de grande porte no Brasil, como o parque solar de São Gonçalo, localizado no Piauí. O empreendimento, que conta com 864 MW, é a maior planta fotovoltaica da companhia no mundo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.