CineSolar começa circuito 2023 com exibições em diversas cidades do Brasil
A iniciativa vai realizar atividades gratuitas nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí


O CineSolar, cinema itinerante movido a energia solar, realiza até setembro deste ano o Circuito 2023, com diversas atividades gratuitas em várias cidades dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. A iniciativa, desenvolvido em parceria com a Enel Green Power, ainda promove oficinas de horta caseira.
Em abril, as sessões acontecem nas cidades baianas de Campo Formoso (17 e 18/4), Cafarnaum (19/4) e Tabocas do Brejo (25 e 26/4). Ao longo do ano, o circuito também vai promover atividades nas cidades de Igaporã (BA), João Câmara (RN), Morro do Chapéu (BA), Tacaratu (PE), São Gonçalo do Gurguéia (PI), Dom Inocêncio (PI), Lagoa do Barro (PI), Queimada Nova (PI), Umburanas (BA) e São Miguel do Gostoso (RN).
O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e transporta todo o aparato necessário para o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com decoração e iluminação especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Nas cidades do Circuito Enel Green Power, o CineSolar vai promover uma oficina especial de horta caseira, ministrada pelo especialista em Jogos Cooperativos, Pedagogia Experiencial, Carta da Terra e Vivências com a Natureza, Marcio Moreira. Os encontros vão apresentar aos participantes inúmeras possibilidades de criar a sua própria horta em pequenos espaços podendo utilizar materiais descartados como caixotes, garrafas pet, pneus, canos, entre outros, e/ou a instalação da horta em formato espiral.
Sobre o projeto CineSolar
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
Ainda, o CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.