Canadian Solar conclui venda do projeto solar Jaíba V para a VTRM
Joint venture de energia renovável é formada entre a Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board


A Canadian Solar concluiu a venda do projeto solar Jaíba V para a VTRM, uma joint venture de energia renovável formada entre a Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board. Localizado no município de Jaíba, no norte de Minas Gerais, o projeto de 635 MWp tem previsão de início de construção em 2022 e operação comercial em 2023.
Aproximadamente 40% da capacidade instalada do empreendimento já foi comercializada através de contratos de longo prazo de venda de energia, sendo o restante da energia destinada ao mercado livre.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
"Com a conclusão desta venda, a Canadian Solar terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos solares de larga escala no Brasil e continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW de projetos solares contratados”, disse o CEO da Canadian Solar, Shawn Qu.
De acordo com o CEO da Votorantim Energia e presidente do Conselho da VTRM, Fabio Zanfelice a aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas avenidas de crescimento, de modo a trazer mais robustez e complementariedade ao portfólio atual da VTRM.
O investimento integra o pipeline de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas da companhia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.