BV e Meu Financiamento Solar promovem uso de energia solar em comunidade em São Paulo
Mais de 240 casas localizada em São José do Rio Preto receberão placas fotovoltaicas, através de parceria com a ONG Gerando Falcões


O BV e o Meu Financiamento Solar anunciam parceria com a ONG Gerando Falcões para abastecer com energia solar mais de 240 casas de uma comunidade do São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Essa será a primeira favela da América Latina que contará com placas solares para o fornecimento de energia.
A comunidade foi escolhida para servir como modelo para o projeto da Gerando Falcões chamado de Favela 3D, que busca transformar favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. Além disso, a iniciativa também busca trazer acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
No total serão instaladas, até junho do ano que vem, mais de mil placas solares nas residências e áreas comuns da comunidade que promoverão economia na conta de energia e contribuirão com o meio ambiente.
“Somos parceiros da Gerando Falcões desde o ano passado e desde então já atuamos em conjunto em diversas frentes como educação, empregabilidade e auxílio a necessidades básicas”, afirmou o gerente de Sustentabilidade do banco BV, Tiago Soares. “Fazer parte de um projeto desse porte é uma grande honra e alia propósitos ESG importantes para o BV: a responsabilidade social com uma solução de energia limpa”.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
"Sabemos do potencial transformador da energia solar na vida das pessoas. Com o desemprego e a inflação nas alturas, conseguir gerar renda reduzindo despesas é fundamental para aliviar o orçamento e melhorar a qualidade de vida da população", disse a diretora comercial do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis.
“Uma iniciativa como esta, que vai proporcionar economia na conta de luz para as famílias que vivem na favela, é extremamente importante, em meio a tantas outras iniciativas que estão sendo realizadas para acabar com a pobreza, por meio do projeto Favela 3D”, destacou a diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões, Nina Rentel.
“Graças a empresas como o BV, que enxergam além na proposta de soluções inteligentes para colaborar com a nossa luta, é que estamos avançando e chegando cada vez mais perto da nossa missão: colocar a pobreza da favela no museu.”
O BV e o Meu Financiamento Solar também contribuirão para a profissionalização dos moradores da comunidade, por meio de cursos técnicos que auxiliam na formação de novos instaladores de placas solares

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.