Norte supera 1 GW em energia solar na geração distribuída
Região registrou crescimento de 74% na capacidade instalada em 2022


A região Norte atingiu 1 GW em energia solar na modalidade de geração distribuída (GD), mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. Somente em 2022, foram adicionados 427 MW, um aumento de quase 74% na capacidade instalada. Dessa forma, todas as cinco regiões do Brasil já superaram a marca.
Leia mais: Brasil deverá acrescentar mais de 10 GW de energia solar em 2023
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
A região totaliza 85 mil sistemas fotovoltaicos que beneficiam 105 mil unidades consumidoras. O estado com maior capacidade instalada é o Pará, com 460 MW, seguido por Tocantins (204 MW), Rondônia (166 MW), Amazonas (90 MW), Acre (42 MW), Roraima (21 MW) e Amapá (20 MW).
A classe de consumo com maior presença na região é a residencial, com 615 MW e 71 mil sistemas, a frente da comercial (274 MW), rural (54 MW) e industrial (31 MW). O município com maior capacidade instalada é Manaus (AM), com 83 MW.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.