Energia solar residencial atinge 10 GW de capacidade instalada no Brasil

Instalações fotovoltaicas em casas e condomínios impulsionam o crescimento do mercado de geração distribuída do País

ENERGIA-SOLAR-RESIDENCIAL-ATINGE-10-GW-DE-CAPACIDADE-INSTALADA-NO-BRASIL
Shutterstock

O Brasil atingiu 10 GW de energia solar residencial na geração distribuída (GD) nesta terça-feira (18/04) mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. A categoria permite que consumidores produzam a própria eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos instalados em casas e condomínios.

A classe residencial soma 1,47 milhão de sistemas fotovoltaicos e 1,82 milhão de consumidores. Esse mercado responde por mais da metade da capacidade instalada da GD solar no País, que atualmente totaliza 19,85 GW.

O segmento é o grande responsável pelo crescimento recente do mercado de energia solar. Nos últimos doze meses, o Brasil ganhou 826 mil consumidores residenciais de energia solar, beneficiados por 642 mil sistemas que somam 4,78 GW.

Somente no primeiro trimestre de 2023, foram acrescentados 1 GW de energia solar residencial. O número representa um crescimento de mais de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o mercado de GD solar residencial dobrou de tamanho em menos de um ano, após atingir a marca de 5 GW em junho de 2022.

Potência por estado

São Paulo é o estado que detém a maior potência instalada de GD solar residencial do País, com 1,53 GW. Rio Grande do Sul (1,03 GW), Minas Gerais (964 MW), Santa Catarina (874 MW) e Paraná (719 MW) completam as cinco primeiras colocações. Já o município líder no segmento é Florianópolis (SC), com 710 MW de capacidade operacional.

Energia solar residencial Portal Solar

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Selecione uma concessionária
Ao prosseguir você está de acordo com os Termos e Condições de Uso do Portal Solar
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar