Energia solar residencial atinge 10 GW de capacidade instalada no Brasil
Instalações fotovoltaicas em casas e condomínios impulsionam o crescimento do mercado de geração distribuída do País


O Brasil atingiu 10 GW de energia solar residencial na geração distribuída (GD) nesta terça-feira (18/04) mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apurados pelo Portal Solar. A categoria permite que consumidores produzam a própria eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos instalados em casas e condomínios.
A classe residencial soma 1,47 milhão de sistemas fotovoltaicos e 1,82 milhão de consumidores. Esse mercado responde por mais da metade da capacidade instalada da GD solar no País, que atualmente totaliza 19,85 GW.
O segmento é o grande responsável pelo crescimento recente do mercado de energia solar. Nos últimos doze meses, o Brasil ganhou 826 mil consumidores residenciais de energia solar, beneficiados por 642 mil sistemas que somam 4,78 GW.
Somente no primeiro trimestre de 2023, foram acrescentados 1 GW de energia solar residencial. O número representa um crescimento de mais de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o mercado de GD solar residencial dobrou de tamanho em menos de um ano, após atingir a marca de 5 GW em junho de 2022.
Potência por estado
São Paulo é o estado que detém a maior potência instalada de GD solar residencial do País, com 1,53 GW. Rio Grande do Sul (1,03 GW), Minas Gerais (964 MW), Santa Catarina (874 MW) e Paraná (719 MW) completam as cinco primeiras colocações. Já o município líder no segmento é Florianópolis (SC), com 710 MW de capacidade operacional.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.